Uma delegação ministerial angolana liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, participa, desde as primeiras horas desta quarta-feira,11, em Changsha, capital de Hunan, República Popular da China, na Conferência Ministerial dos Coordenadores para a Implementação dos Resultados do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).
O evento visa acompanhar e coordenar a concretização dos compromissos estabelecidos na Cimeira do FOCAC, realizada em Pequim, em setembro de 2024, reforçando a parceria estratégica sob o tema “China-África: Juntos Rumo à Modernização”.
Nesta conferência, estão reunidos ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores de países africanos e da China para impulsionar a implementação das decisões tomadas na cimeira anterior.
Ao intervir no certame, o chefe da diplomacia angolana destacou a relação histórica, sólida e estratégica que o continente africano mantém com a China, reconhecendo a nação asiática como um parceiro de destaque nas últimas décadas.
Segundo o diplomata, essa relação de amizade e cooperação deu origem ao FOCAC, uma plataforma privilegiada para o diálogo e a acção conjunta, que aproxima os dois continentes, promove o desenvolvimento partilhado e consolida a cooperação Sul-Sul.
A delegação angolana chefiada por Téte António inclui o ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, a embaixadora de Angola na China, Dalva Ringote Allen, o director Ásia e Oceania, Miguel Dialamicua, e o director de cooperação internacional, José Paulino da Silva, ambos do MIREX.
POR: Onésimo Lufuankenda