O Conselho da República reuniu-se nesta segunda-feira, 11, no Palácio Presidencial, em sessão extraordinária, para analisar a situação de segurança pública no país, com foco nos últimos actos de violência e vandalismo ocorridos de 28 a 30 Julho.
Em declarações à imprensa, no final do encontro, a porta-voz interina do Conselho da República, Paula Simões, exortou a população manter uma postura cívica e ordeira, pedindo respeito às autoridades e o exercício responsável dos direitos e liberdades constitucionais.
Segundo Paula Simões, o órgão foi informado de que a situação de segurança pública no país está estável e que os serviços públicos já voltaram a funcionar normalmente.
Apesar da estabilização, o Conselho manifestou preocupação com a persistência da desinformação e da incitação à violência nas redes sociais, que visam criar pânico e insegurança.
Para inverter esse cenário, o órgão incentivou os cidadãos a evitarem a disseminação de notícias falsas, com vista à protecção do bem-estar de todos.
No final, o Conselho encorajou os órgãos de defesa e segurança a continuarem a tomar medidas para garantir a ordem e a tranquilidade públicas.
POR; Onésimo Lufuankenda