Ao discursar no encerramento da Segunda Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) e da Comunidade do Caribe (CARICOM), na tarde de hoje, o Chefe de Estado Angolano e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, reiterou sobre a necessidade de serem realizadas as acções que foram preconizadas durante o debate, para que os propósitos comuns ao nível das relações de cooperação entre a África e a CARICOM sejam realmente cumpridos.
Para o Presidente João Lourenço, durante o discurso que marcou o fim da reunião que foi realizada em Addis Abeba, capital da Etiópia, o continente africano e as Caraíbas deviam estar mais conectados, “para que, ao nível das instituições internacionais, façamos ouvir a nossa voz em defesa dos princípios que regeram e devem continuar a reger as relações internacionais contemporâneas”.
João Lourenço considerou gratificante que África não se tenha deixado levar pelo longo período de dor e tristeza a que estava sujeita, transformando, assim, o passado triste dos antepassados em superação.
”É para mim bastante gratificante constatar que não nos deixámos tolher pela dor, pela tristeza e pelo sofrimento a que os nossos antepassados se sujeitaram mas, pelo contrário, fizemos disso uma fonte de inspiração, de
energia e de determinação para honrarmos a memória dos nossos ancestrais, batendo-nos pela dignificação dos povos de África e do Caribe, que almejam a uma vida com os melhores e mais modernos padrões de bem-estar e de prosperidade”, declarou o Presidente.
No final do seu discurso, o Estadista salientou que após o encerramento da cimeira, compete aos membros participantes transformar as teorias acordadas em práticas que beneficiem os povos africanos e caribenhos, com maior realce aos jovens.
”Compete-nos, agora, transformar as decisões desta Cimeira em resultados palpáveis para as nossas populações, em particular para as gerações mais jovens que aspiram a um futuro mais justo, seguro e próspero”, referiu.
O presidente do Partido do Renascimento An golano (PRA-JA), Abel Chivukuvuku, defen deu, esta quarta-feira (22), uma maior aposta na...
Ler maisDetails