Decorre, neste momento, na cidade de Joanesburgo, África do Sul, a Cimeira do G20, o principal fórum de cooperação económica e financeira global, com a participação do Chefe de Estado angolano e presidente em exercício da União Africana (UA), João Lourenço.
O encontro, que reúne as maiores economias do mundo, tem como lema “Solidariedade, Igualdade, Sustentabilidade” e foca-se numa agenda marcada por desafios globais que afectam, nomeadamente, as finanças, a reforma das instituições financeiras internacionais, a inclusão e o desenvolvimento.
O G20, que congrega as principais economias e representa 85% do PIB global, 75% do comércio internacional e dois terços da população mundial, dedicou um interesse especial à análise dos relatórios do Painel do Comité Extraordinário de Especialistas Independentes sobre a Desigualdade Global de Riqueza.
A cimeira procura culminar um ciclo de 130 reuniões realizadas em todo o país anfitrião, abrangendo temas cruciais como a transição energética justa, a industrialização, a segurança alimentar e a governação da inteligência artificial.
João Lourenço está entre cerca de quatro dezenas de líderes mundiais presentes na cerimónia de abertura, incluindo o secretário-geral da ONU, António Guterres, o presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente brasileiro, Lula da Silva.









