EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sáb, 27 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Catorze províncias encerraram processo de reintegração sócio-produtivo de ex-militares

Jornal Opais por Jornal Opais
15 de Abril, 2024
Em Política

O processo de reintegração sócio-produtivo dos ex-militares, que teve início em 1992, prevê a reintegração de 241 mil e 11 ex-militares licenciados no âmbito dos acordos de paz de Bicesse, Lusaka e Luena e do Memorando de Entendimento do Namibe (esse último assinado entre o Governo e diversas facções da FLEC para a paz em Cabinda). Dessa cifra, restavam 80 mil 537 ex-militares por reintegrar no quinquénio 2018/2022.

Poderão também interessar-lhe...

CIVICOP apresentada na ONU como modelo de reconciliação

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

Cabinda constitui a 14.ª província a encerrar o processo de reintegração dos ex-militares, faltando apenas as do CuanzaNorte e Sul, Cunene e Luanda. Para facilitar a implementação do processo, o governo criou, à luz do decreto-lei 07/95 de 14 de Abril, o Instituto de Reintegração socioprofissional dos ex-militares, IRSEM, responsável pela execução das políticas do Executivo para apoiar a reintegração social dos desmobilizados.

O secretário do Estado para Acção Social do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Lúcio do Amaral, afirmou, em Cabinda, que o Executivo angolano tem como uma das terefas principais a conclusão do processo de reintegração sócio-produtivo dos ex-militares, por este constituir um pilar fundamental para o reforço da paz, harmonia, coesão nacional e a consolidação do processo democrático no país.

Segundo referiu o governante, dada a necessidade de acelerar a conclusão do processo, levou-se a cabo o recadastramento do efectivo remanescente e a depuração dos mesmos com o apoio do sistema de informação para gestão, tendo sido apurados 5 mil 749 ex-militares no final do processo. De acordo com Lúcio do Amaral, o Presidente da República, João Lourenço, mostrando-se preocupado com a protecção e dignidade dos ex-militares, bem como a conclusão do processo da sua integração em projectos socialmente úteis, disponibilizou cerca de 640 tractores e respectivos complementos, o que tem permitido a inclusão produtiva dos ex-militares e, por essa via, aumentar a capacidade produtiva das cooperativas agrícolas constituídas por esse grupo alvo.

Mais de 300 ex-militares atendidos em Cabinda.

No caso particular da província de Cabinda, de 2018 a 2023, o programa de reintegração permitiu a cobertura de 389 exmilitares, sendo 285 através dos programas desenhados pelo IRSEM, 64 pelo Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza e 40 integrados nas cooperativas agrícolas. De realçar que, por via de distribuição de 12 tractores a igual número de cooperativas agrícolas permitiu a integração de 512 ex-militares, já atendidos em programas anteriores, e 445 membros da comunidade, totalizando 957 associados.

Desta feita, de acordo com o secretário do Estado para Acção Social, estão criadas as condições para o atendimento do último grupo constituído por 38 ex-militares, dos quais 20 da componente da agricultura, 3 de electricidade, 8 em serralharia, 3 de carpintaria e 4 em mecânica. Para Lúcio do Amaral, a conclusão do processo de reintegração sócio-produtiva dos ex-militares é o resultado do empenho de uma equipa multissectorial e, com efeito, “agradecemos a todos que de forma incansável e abnegada contribuíram para o fim do processo com especial destaque para o governo provincial de Cabinda”, apelando aos últimos ex-militares que receberam seus benefícios  a trabalharem afincadamente com vista a garantir a sustentabilidade das famílias.

Para o vice-governador de Cabinda para o sector político e social, Miguel dos Santos Oliveira, a conclusão do processo de reintegração sócio-produtivo dos ex-militares constitui uma das prioridades do governo provincial com a inclusão produtiva dessa franja da população em projectos que correspondem com as suas aptidões e vocação conforme a lhes conferir a autossustentabilidade no âmbito da assistência, protecção e cuidados com a família.

“A província de Cabinda, através dos serviços provinciais do IRSEM, tem sido um exemplo de boas práticas assentes nesse processo que tem contribuído para a reintegração efectiva dos ex-militares e suas famílias.” Reiterou que o governo provincial de Cabinda continuará a trabalhar e a interagir com os ex-militares na implementação dos seus projectos quer no âmbito do programa integrado do desenvolvimento local e combate à pobreza, quer em outros programas definidos pelo governo da província de Cabinda.

POR: Alberto Coelho, em Cabinda

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

CIVICOP apresentada na ONU como modelo de reconciliação

por Jornal Opais
27 de Junho, 2026

Angola apresentou, sexta-feira, nas Nações Unidas, em Nova Iorque, a experiência da Comissão para a Reconciliação em Memória das Vítimas...

Ler maisDetails

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

por Flávio da Costa
26 de Junho, 2026
Daniel Miguel

A Delegação Provincial do Ministério do Interior em Benguela abordou, esta sexta-feira, 26, com representantes dos partidos político MPLA e...

Ler maisDetails

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, recebeu, hoje, na sede daquele Governo, o ministro da Defesa, Antigos Combatentes...

Ler maisDetails

Ministro da Administração do território constata processo do Registo Eleitoral Oficioso no Moxico Leste

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O ministro da Administração do território, Daniel Félix Neto, desembarcou esta sexta-feira, 26, à província do Moxico Leste, onde cumprirá...

Ler maisDetails

Incinerados mais de 300 quilos de drogas apreendidas em operações contra o narcotráfico

27 de Junho, 2026

‎Programa de Alimentação Escolar abrange cerca de 350 mil alunos no Huambo

27 de Junho, 2026

Polícia Nacional intensifica patrulhamento no bairro Paraíso

27 de Junho, 2026

Detidos mais de 600 cidadãos por tráfico de drogas

27 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.