EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Dom, 28 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Casa do Kwanza entra hoje em funcionamento

Jornal Opais por Jornal Opais
27 de Fevereiro, 2025
Em Política
Foto de Carlos Moco

Foto de Carlos Moco

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou nesta quinta-feira, na Zona Económica Especial (ZEE), em Icolo e Bengo, a Casa do Kwanza

A nova infraestrutura, considerada crucial para a segurança e eficiência na gestão do kwanza, foi recebida com “alegria e orgulho”, segundo o chefe de Estado, especialmente no ano em que Angola celebra 50 anos de independência.

Poderão também interessar-lhe...

CIVICOP apresentada na ONU como modelo de reconciliação

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

Em declarações à imprensa, João Lourenço destacou que a Casa do Kwanza supre uma necessidade urgente, já que as operações de manuseio e armazenamento de numerário eram realizadas em condições precárias no Banco Nacional de Angola (BNA) do ponto de vista da segurança.

“Acreditamos que, com a tecnologia de ponta instalada, a nossa moeda estará melhor protegida, servindo de forma mais eficaz a nossa economia”, afirmou.

O Presidente da República, ressaltou também na sua intervenção que a estabilidade do kwanza depende do esforço conjunto dos angolanos, enfatizando a necessidade de aumentar a produção nacional.

“A força do kwanza não depende de ‘varinhas mágicas’, mas sim da nossa capacidade de produzir”, declarou.

Combate à corrupção

Segundo o Presidente, a Casa do Kwanza nada tem a ver com o combate à corrupção ressaltando que este combate é feito pelos homens em não permitir a impunidade.

“O combate à corrupção é uma questão de vontade dos homens, a Casa do Kwanza é simplesmente uma infraestrutura” explicou.

Por seu turno, o governador do BNA, Manuel Tiago Dias, afirmou que a Casa do Kwanza representa um marco na modernização da gestão do meio circulante, permitindo maior capacidade e agilidade no atendimento aos bancos comerciais.

Por outro lado, este responsável esclareceu que a nova estrutura não fabricará notas, mas será responsável pela recepção, armazenamento e distribuição do kwanza.

Sobre a casa do Kwanza

A Casa do Kwanza foi construída em uma área de 110 mil metros quadrados, compreende dez edifícios, incluindo um prédio administrativo de 7.464 metros quadrados e um edifício para armazenamento, processamento e distribuição de notas e metais preciosos, com 10.758 metros quadrados, além de seis edifícios de apoio técnico.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

CIVICOP apresentada na ONU como modelo de reconciliação

por Jornal Opais
27 de Junho, 2026

Angola apresentou, sexta-feira, nas Nações Unidas, em Nova Iorque, a experiência da Comissão para a Reconciliação em Memória das Vítimas...

Ler maisDetails

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

por Flávio da Costa
26 de Junho, 2026
Daniel Miguel

A Delegação Provincial do Ministério do Interior em Benguela abordou, esta sexta-feira, 26, com representantes dos partidos político MPLA e...

Ler maisDetails

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, recebeu, hoje, na sede daquele Governo, o ministro da Defesa, Antigos Combatentes...

Ler maisDetails

Ministro da Administração do território constata processo do Registo Eleitoral Oficioso no Moxico Leste

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O ministro da Administração do território, Daniel Félix Neto, desembarcou esta sexta-feira, 26, à província do Moxico Leste, onde cumprirá...

Ler maisDetails

Jornalista Manuel da Conceição sepultado no Cemitério da Santa Ana

27 de Junho, 2026

Administração da Camama desactiva casas de pesagem irregulares

27 de Junho, 2026

Edmázia Mayembe esgota Coliseu dos Recreios em Portugal

27 de Junho, 2026

Incinerados mais de 300 quilos de drogas apreendidas em operações contra o narcotráfico

27 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.