O Presidente da Assembleia Nacional, Adão de Almeida, recebeu em audiência, nesta quarta-feira, os embaixadores do Japão em Angola, Hiroaki Sano, e da Alemanha, Stefan Traumann, com quem abordou o reforço das relações bilaterais e a cooperação parlamentar
Àsaída do encontro, o embaixador Hiroaki Sano ressaltou o ambiente “muito amigável” das conversações e sublinhou que 2026 assinala os 50 anos de relações diplomáticas entre o Japão e Angola. Segundo o diplomata, as partes passaram em revista o percurso histórico da cooperação bilateral e discutiram formas de aprofundar a parceria, não apenas no plano diplomático, mas também ao nível parlamentar.
“Sempre pensamos de forma muito positiva sobre estas relações”, afirmou. Hiroaki Sano recordou a visita do Presidente da República, João Lourenço, ao Japão no ano passado, no âmbito da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África — TICAD — bem como a deslocação a Angola de um enviado especial do primeiro-ministro japonês, considerando que estes in- tercâmbios contribuíram para o estreitamento dos laços políticos entre os dois países.
No plano económico, o embai- xador indicou que, segundo dados estatísticos angolanos, o volume de negócios entre os dois países ronda os 200 milhões de dólares, embora considere que o potencial seja superior. Referiu, a título de exemplo, a importação de viaturas da marca Toyota, cujos fluxos comerciais nem sempre são contabilizados directamente como comércio bilateral, tendo, ocasião, defendido uma análise mais abrangente das relações económicas.
Leia mais em









