A República de Angola integra, a partir deste sábado, 27 de Setembro, o Comité Executivo da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos Africanos—distinção ocorrida à margem da 6.ª Reunião Anual dos Secretários-Gerais dos Parlamentos Africanos (ASGAP).
O evento, que decorreu sob o lema “Reforçar a Cooperação Parlamentar para uma Aplicação Eficaz dos Tratados da União Africana e das Prioridades Continentais”, foi aberto pelo vice-presidente da instituição, Najib El Khadi.
Na ocasião, o governante reconheceu a importância da ASGAP enquanto mecanismo de coordenação entre os parlamentos africanos com vista a facilitar o processo de ratificação dos tratados da União Africana (UA).
Eleição do novo presidente da ASGAP
Ainda nesta reunião, foi eleito Najib El Khadi, actual secretário-geral do Parlamento de Marrocos que doravante vai conduzir os destinos da organização por três anos.
Para a região da África Austral, constam nomes de Pedro Agostinho de Neri, secretário-geral da Assembleia Nacional de Angola, e o homólogo Gabriel Malebang, que exerce a mesma função no Botswana.