A República de Angola e da Tanzânia formalizaram, hoje, em Luanda, um acordo bilateral com vista o reforço da cooperação no sector da Proteção Civil e Bombeiros.
O memorando, assinado nas instalações do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros (SPCB) em Luanda, tem validade de cinco anos e foi rubricado pelo comissário bombeiro principal Bravo Pereira Mendes, representando Angola, e pelo comissário geral John William Massunga, em nome da Tanzânia.
A cooperação vai concentrar em diversas frentes, incluindo a redução do risco de desastres, prevenção e combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar e técnicas de resgate e salvamento.
Além disto, o acordo permitirá a troca de experiências, a realização de treinamentos conjuntos e a coordenação de esforços em situações de emergência, fortalecendo a capacidade de resposta das duas nações.
A delegação tanzaniana, que inclui altos funcionários da Força de Bombeiros e representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, permanecerá em Luanda até sexta-feira para cumprir uma série de visitas e encontros institucionais, consolidando ainda mais os laços de amizade e a parceria estratégica entre Angola e Tanzânia.
POR: Onésimo Lufuankenda