O reforço das relações institucionais e da cooperação parlamentar entre Angola e o Rwanda dominaram, hoje, o encontro entre o presidente da Assembleia Nacional de Angola, Adão de Almeida, e o embaixador da República do Rwanda em no país, Charles Rudakubana.
Em declarações à imprensa após o encontro, o diplomata ruandês explicou que a audiência teve carácter de cortesia e assinala a sua primeira visita ao Parlamento angolano desde que Adão de Almeida assumiu a presidência da Assembleia Nacional, tendo considerado a reunião “produtiva”.
O encontro, discorreu o embaixador, permitiu abordar a cooperação bilateral entre os parlamentos de Angola e do Rwanda, com destaque para o papel crescente da diplomacia parlamentar como complemento à diplomacia clássica conduzida pelos ministérios das Relações Exteriores.
Segundo a Assembleia Nacional, durante a audiência, foi igualmente abordado o contexto regional africano, com particular enfoque no papel de Angola na promoção da paz, da segurança e da estabilidade no continente. A este respeito, Charles Rudakubana destacou o envolvimento de Angola nos processos de mediação de conflitos em África, reconhecendo o contributo do país para a busca de soluções negociadas.
O diplomata frisou, em particular, o papel de Angola na mediação do conflito na região oriental da República Democrática do Congo, salientando que os recentes acordos de paz alcançados tiveram como base os entendimentos e resoluções resultantes dos esforços diplomáticos desenvolvidos no solo angolano.
Charles Rudakubana reconheceu ainda que a acção de Angola no plano regional tem sido determinante para a consolidação da paz e para o reforço da estabilidade política no continente africano.









