O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu na manhã desta segunda-feira, 11, em Luanda, o embaixador do Japão acreditado na República de Angola, Hiroaki Sano, com quem abordou elementos visando os preparativos da próxima edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD)
O encontro, realizado na sede da diplomacia angolana, enquadrou-se no processo de concertação sobre os aspectos diplomáticos e protocolares da participação de Angola no evento, bem como na definição das questões prioritárias que o país levará ao fórum.
Segundo o ministro Téte António, a cimeira da TICAD constitui “uma plataforma privilegiada de diálogo e cooperação entre África e o Japão”, sublinhando o compromisso de Angola com o desenvolvimento sustentável, a paz e a integração regional.
Por sua vez, o diplomata japonês reiterou o empenho do seu Governo no reforço das relações bilaterais e apoiar projectos que impulsionem o crescimento económico e a melhoria das condições de vida da população angolana.
A TICAD, organizada pelo Governo do Japão em parceria com as Nações Unidas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
(PNUD), a Comissão da União Africana (CUA) e o Banco Mundial, é reconhecida como um espaço de grande visibilidade diplomática para os países africanos.
O fórum diferencia-se por valorizar a “propriedade africana” dos processos de desenvolvimento e por assentar no princípio da parceria, promover o diálogo político, a resolução pacífica de conflitos, a consolidação de instituições democráticas e o estímulo ao comércio e investimento entre África e o Japão.
Além de impulsionar o investimento directo japonês nos sectores como a energia, agricultura, saúde, educação e tecnologia, a TICAD destaca-se também pelo apoio à formação do capital humano, programas de capacitação, bolsas de estudo e transferência de tecnologia – o que fortalece a cooperação para o progresso social e económico do continente.