A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, lidera uma delegação de alto nível que cumpre uma visita institucional a Paris, na República Francesa, desde esta quarta-feira, 17, com vista ao aprofundamento da cooperação bilateral com a França e a aceleração de projectos estruturantes para a modernização do Sistema Nacional de Saúde angolano.
A delegação integra quadros superiores do Ministério da Saúde (MINSA) e do Instituto Nacional de Oftalmologia de Angola (IONA), incluindo a sua directora, Luísa Paiva, e o Coordenador do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde, Job Monteiro.
De acordo com um comunicado de imprensa da embaixada da República de Angola em França, essa visita, que vai até amanhã, está focada em áreas críticas como a engenharia hospitalar, a governação clínica e a formação especializada.
O programa da missão, segundo o documento, inclui uma imersão intensiva no Hospital Fundação Adolphe de Rothschild (HFAR), um centro de referência mundial em oftalmologia. Está também prevista a participação da delegação angolana em sessões de trabalho focadas na gestão de recursos humanos, qualidade e segurança do doente.
Bem mais lá para frente, avança o comunicado, a comitiva deslocar-se-á ao projecto hospitalar Nouveau Lariboisière para uma análise comparativa dos seus padrões médicos, técnicos e arquitectónicos. De acordo com o MINSA, esta análise servirá de base para o desenvolvimento do projecto da Maternidade N’Gangula, em Luanda.
Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), aprovaram, em unanimidade, a suspensão...
Ler maisDetails









