Um memorando de entendimento para troca de experiência, protecção dos ecossistemas, conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais foi assinado, terça-feira, em Manaus, Brasil, pelos Ministérios do Ambiente de Angola e do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil
De acordo com uma nota do Ministério do Ambiente, o memorando visa reforçar os laços culturais e linguísticos que unem Angola e Brasil, e consolida um compromisso conjunto com a sustentabilidade e a luta contra as mudanças climáticas.
O documento foi assinado à margem do 8.º Congresso Internacional de Educação Ambiental, pelas ministras do Ambiente de Angola, Ana Paula de Carvalho, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva.
Na ocasião, as ministras destacaram a importância da educação ambiental e da justiça climática como pilares das futuras políticas. “Este acordo simboliza um novo capítulo na cooperação ambiental entre Angola e Brasil, com vista a um futuro mais justo, sustentável e resiliente para as próximas gerações”, lê-se na nota. Angola participa, desde terça-feira até 26 do corrente mês, em Manaus, Brasil, do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental.
O evento reúne países de língua portuguesa e tem como lema “Educação ambiental e acção local: Respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”