EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sex, 12 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Angola celebra pela primeira vez o Dia Internacional da Mulher na Diplomacia

Jornal OPaís por Jornal OPaís
9 de Agosto, 2025
Em Destaque, Política

A capital do país foi palco, nesta sexta-feira, 8, de um certame que visou celebrar pela primeira vez em Angola o Dia Internacional da Mulher na Diplomacia.

Poderão também interessar-lhe...

Primeira-dama da República aprecia as exposições tecnológicas no ANGOTIC 2026

Presidente João Lourenço felicita Vladimir Putin pelo Dia da Rússia

Antigo vice-presidente da República visita stands dos órgãos de Comunicação Social

O evento, que decorreu sob o lema “Mulheres na Diplomacia – Liderança, Desafios e Conquistas”, destacou o papel fundamental das mulheres no cenário diplomático, servindo como um espaço de reflexão, partilha de experiências e inspiração para as futuras gerações de diplomatas.

A cerimónia foi presidida pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, que esteve em representação do chefe da diplomacia angolana, Téte António.

Na ocasião, a embaixadora do Reino de Marrocos em Angola e decana do Corpo Diplomático, Saadia El Alaoui, elogiou o progresso de Angola na promoção da mulher e manifestou satisfação com o protagonismo de diplomatas angolanas.

Saadia El Alaoui enfatizou que a igualdade de género é um motor de progresso e um pilar essencial para a paz e a estabilidade.

Por sua vez, a coordenadora residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, salientou que a participação feminina na diplomacia é uma questão de justiça e eficácia, resultando em soluções mais inclusivas, sustentáveis e inovadoras.

O evento prestou uma homenagem especial a duas pioneiras da diplomacia angolana: a embaixadora de Carreira Olga Lima, a primeira mulher diplomata em Angola independente, e Maria Haller, a primeira embaixadora extraordinária e plenipotenciária do país.

Neste evento, participaram também a embaixadora do Brasil, Eugénia Barthelmes, a embaixadora Yema da Silva, o embaixador Virgílio Faria, a ministra conselheira Chen Feng, representante da Embaixada da China, e HaGe Wagam, directora da ONUSIDA em Angola.

O Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia foi instituído em 2022 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para valorizar e promover o papel feminino no cenário internacional.

POR: Onésimo Lufuankenda

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Primeira-dama da República aprecia as exposições tecnológicas no ANGOTIC 2026

por Flávio da Costa
12 de Junho, 2026
Carlos Moco

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, apreciou, esta sexta-feira, 12, as várias demonstrações tecnológicas de algumas empresas e startups...

Ler maisDetails

Presidente João Lourenço felicita Vladimir Putin pelo Dia da Rússia

por Jornal OPaís
12 de Junho, 2026

O Presidente da República, João Lourenço, endereçou, nesta sexta-feira, uma mensagem ao homólogo da Rússia, Vladimir Putin, por ocasião do...

Ler maisDetails

Antigo vice-presidente da República visita stands dos órgãos de Comunicação Social

por Flávio da Costa
12 de Junho, 2026

O antigo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, efectua, neste instante, uma visita aos vários stands das empresas ligadas ao...

Ler maisDetails

Fuga ao pagamento de balneários transforma arredores de mercados em urinóis a céu aberto

por Jornal OPaís
12 de Junho, 2026

Um ambiente poluído pelo odor da urina humana descreve a situação vivida por moradores e vendedores nos arredores de alguns...

Ler maisDetails
Carlos Moco

Primeira-dama da República aprecia as exposições tecnológicas no ANGOTIC 2026

12 de Junho, 2026
DR

Unitel formaliza acordos de cooperação com Angola Telecom e GGPEN no ANGOTIC 2026

12 de Junho, 2026

Falta de juízes e morosidade processual preocupam sector judicial em Cabinda

12 de Junho, 2026
DR

Governo garante responsabilização judicial por venda irregular de casas das centralidades

12 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.