Angola vai assumir, pela segunda vez consecutiva, a vice-presidência para África Austral da Associação das Empresas de Energia de África (ASEA), facto que surge para reafirmar o compromisso do país em fortalecer a segurança e cooperação energética em África, bem como a valorização do capital humano e a representatividade da comunidade lusófona naquela organização.
A reeleição de Angola, para o período 2025-2028, aconteceu no sábado último, no Cairo, capital do Egipto, durante a 59ª Assembleia Geral da ASEA, no âmbito do seu 21º congresso.
Entre os principais marcos do mandato cessante (2022-2025), em que o país esteve representado pela PRODEL (em nome da RNT e ENDE), salienta-se a inclusão do português como língua de trabalho da ASEA.
Angola encontra-se representada na reunião da ASEA, que decorre desde sexta-feira, na cidade do Cairo, por uma delegação Chefiada pelo PCA da PRODEL, Pedro Afonso. A mesma vai participar do 21º congresso que terá início na terça-feira, e com termo no dia 02 de outubro próximo.