A República de Angola assumiu, nesta terça-feira,28, a presidência rotativa do Conselho de Chefes de Polícia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, acto que decorreu à margem da VI Reunião de Ministros do Interior e da Administração Interna da CPLP.
Segundo uma nota do Ministério do Interior, à qual OPAÍS teve acesso, a passagem de pastas do Conselho de Chefes de Polícia da CPLP foi protagonizada pelo actual presidente, o comandante-geral da Polícia Nacional de Angola, comissário-geral Francisco Monteiro Ribas da Silva, e pelo presidente cessante, director da Polícia Nacional de Cabo Verde, superintendente-geral Jorge Humberto Andrade.
A VI Reunião dos ministros do Interior e da Administração Interna da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorre desde ontem em Luanda.
O evento decorre sob o lema “Os Desafios da Segurança Interna no Quadro da Implementação do Acordo sobre Mobilidade entre os Estados-Membros da CPLP”, e reúne delegações dos nove países-membros da Comunidade.
O principal objectivo da reunião é analisar aspetos cruciais ligados à segurança e à ordem interna.
A reunião enquadra-se nos estatutos da CPLP, servindo como um fórum de concertação e partilha de experiências entre os países lusófonos, num contexto global cada vez mais desafiante para a segurança interna.









