A Universidade Agostinho Neto foi escolhida para integrar uma rede internacional liderada pela Carnegie Mellon University, no âmbito de um protocolo assinado em Março, que visa impulsionar o ensino superior e colaborar na estruturação do currículo de inglês em Angola
A informação foi prestada à imprensa no final de uma audiência com a vice-presidente da República, Esperança da Costa, durante a qual o responsável apresentou os resultados da missão realizada em Novembro e Dezembro de 2024 aos Estados Unidos.
O objectivo da missão foi mobilizar instituições de ensino superior de renome para avaliarem a possibilidade de se estabelecerem em Angola. Entre os principais avanços está o compromisso firmado com a Carnegie Mellon University, considerada uma das dez melhores universidades do mundo e referência global em inteligência artificial, e a Juking University, para estabelecer parcerias com instituições angolanas.
Após um processo de avaliação, a UAN foi escolhida entre três candidatas (incluindo a Universidade Católica de Angola e a Universidade Óscar Ribas), por ser a maior universidade pública do país, com mais de 23 mil estudantes, e por apresentar melhor estrutura organizacional.
O protocolo assinado em Março entre a UAN e as universidades norte-americanas prevê a integração da universidade angolana numa rede global liderada pela Carnegie Mellon, com foco no desenvolvimento de competências em ciência e tecnologia.
Leia mais em