O Ministério da Administração do Território (MAT) concluiu, ontem, 10, uma formação intensiva sobre desconcentração e descentralização dos serviços públicos no âmbito da implementação da nova Divisão Político-Administrativa (DPA)
O evento decorreu na cidade de Lisboa, Portugal, e contou com a participação de 21 administradores municipais, de 30 de Junho a 10 deste mês, numa parceria com o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo reunido gestores de diversas regiões.
Financiada pelo Projecto Njila, a acção formativa visou capacitar os participantes para uma gestão mais eficiente, transparente e próxima do cidadão à luz da nova DPA, que elevou o país para 21 províncias, 326 municípios e 378 comunas. A acção formativa incidiu em temas como Gestão Pública, Organização do Estado, Urbanismo, Gestão de Recursos, Políticas Públicas, Participação do Cidadão, Gestão Estratégica, Liderança, Ordenamento do Território e Sustentabilidade.
Icolo e Bengo Da mais recente província de Icolo e Bengo, participou do evento a administradora municipal da Quiçama, Níria Marques que, em declarações a esse jornal, manifestou grandes expectativas em relação à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. “Acredito que esta capacitação nos forneceu ferramentas para implementar modelos de gestão mais eficientes e participativos, aproximando a administração dos cidadãos e respondendo de forma mais ágil às suas necessidades”, começou por dizer.
POR: Onésimo Lufuankenda
Leia mais em