Quando se analisa a comunicação institucional de uma escola e as suas implicações no exercício pedagógico, muitas vezes, somos arrastados a pensar nas vantagens que as tecnologias de informação e comunicação brindam o pessoal docente, pessoal administrativo e os estudantes.
É neste diapasão que se fará a análise. Percebe-se, então, que tecnologia da informação refere-se ao conjunto de equipamentos utilizados para o processamento e o armazenamento de informações, cujo objectivo é a interactividade e integração, o desempenho eficiente, o desenvolvimento de tecnologia e envolve a internet, os sistema de telecomunicações, os satélites, entre outros.
Entretanto, o uso das tecnologias de informação e comunicação é importante nas escolas, porque permite interagir com os intervenientes da informação, bem como integrar todos os elementos interessados na informação veiculada pelo estabelecimento escolar.
Vale lembrar que a comunicação na escola pode incluir informações sobre as actividades, acontecimentos, decisões e tarefas que afectam pessoas ou grupos: alunos, professores, pais e encarregados de educação, pessoal não docente e visitantes. Na educação, os professores, os alunos e seus familiares e os demais agentes solicitam informação, trocam opiniões ou partilham experiências.
Deste modo, um professor pode ficar facilmente em contacto com um perito em sua matéria, fazer um seguimento a um aluno ou inclusive atender aos pais. Actualmente, existem muitos desafios nas escolas quanto às tecnologias de informação e comunicação, pois, para confrontar estas provocações e desafios, os indivíduos não só necessitarão uma base considerável de conhecimentos significativos, mas também talvez, o mais importante, uma grande capacidade para aplicar as tic´s convenientemente.
E, a fim de colmatar essa lacuna, surge a internet como meio facilitador da comunicação entre o emissor e receptor – utentes da informação. Todavia, essa internet que se destaca para facilitar a comunicação entre pessoas, instituições ou empresas, através de distintas ferramentas ou aplicações informáticas não é abrangente no território nacional – por existir zonas de difícil acesso à internet.
Entendemos que uma das vantagens que oferece internet às é a possibilidade de realizar trabalhos cooperativos, porque pode superar as fronteiras locais, regionais e nacionais e o tempo deixa de ser um obstáculo para a realização de aulas, reuniões, estudos ou projectos.
Portanto, esse trabalho só é possível com a criação de uma comunidade virtual. Depois do que se apresentou acima, questiona-se, então, o uso que as escolas – onde há condições de rede – fazem das tecnologias de informação e comunicação com fins de facilitar a comunicação entre a direcção da escola e os membros da comunidade escolar.
O que se pode aferir, segundo nossa leitura, há dois pesos – alergia e adesão. Muitas escolas, mesmo com condições criadas, têm dificuldades em usar as tecnologias de informação e comunicação não com objectivo de facilitar a actividade colaborativa, mas dificultar a vida dos utentes.
Um exemplo claro desse comportamento é a falta de uso de aplicativos de reunião, criação de um gabinete de comunicação institucional, uma página oficial da escola nas redes sociais.
Por: ANTÓNIO KUTEMA