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Será mesmo que notas altas não definem nada?

Jornal OPaís por Jornal OPaís
2 de Junho, 2025
Em Opinião

Já perceberam que, na maioria das vezes, quem afirma com convicção que “notas altas não definem nada” costuma ser alguém que teve, ao longo da sua tracjetória escolar notas baixas? Isso não é uma crítica directa, mas um convite à reflexão.

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Dizer que notas altas não significam nada pode até parecer uma tentativa de desvalorizar o esforço de quem se dedica e conquista bons resultados. Não estou, de forma alguma, a defender que as notas altas definem tudo na vida de um estudante.

No entanto, dizer que não definem nada é, no mínimo, uma visão simplista. Um estudante que consegue manter notas altas de forma consistente certamente revela algo: compromisso, disciplina, constância e, sim, competência.

Em muitos casos, parece haver uma tendência de minimizar o mérito de quem tira boas notas. De facto, sabemos que uma prova não é uma ferramenta perfeita de avaliação. Ela não mede integralmente o potencial de um estudante.

Existem vários argumentos utilizados em defesa das notas baixas obtidas em uma prova, como pressão psicológica, ansiedade, contexto emocional e até problemas pessoais são válidos e afectam profundamente o desempenho. Porém, esses factores estão presentes para todos.

Tanto para os estudantes de notas baixas quanto para os de notas altas. A diferença é que alguns conseguem, mesmo sob essas condições adversas, manter o foco, organizar o raciocínio e apresentar bons resultados.

Isso também é uma competência importante e, muitas vezes, negligenciada: a capacidade de lidar com pressão. Realçar que, uma prova não avalia apenas os conteúdos estudados em sala de aula.

Ela reflecte, de forma indirecta, um conjunto mais amplo de habilidades e factores: conhecimentos prévios, capacidade de interpretação, raciocínio lógico, organização mental, aspectos psicológicos, comportamento em situações de pressão, e níveis de ansiedade.

Tudo isso influencia directamente no desempenho do estudante. É comum, também, surgirem acusações de que alguns estudantes só conseguem boas notas porque fazem cabulas (cabulam). Mas sejamos realistas: manter um histórico de notas altas apenas com recurso às cabulas é, praticamente impossível.

Pode-se até cabular numa ou outra prova, mas não todas. Quando falamos de estudantes de notas altas, referimo-nos àqueles que a turma inteira reconhece como dedicados, focados e consistentes, e não àqueles que têm notas oscilantes.

Ao fim ao cabo, estudantes de notas altas podem obter em algumas provas notas baixas, e muitas das vezes quando isso acontece, até a nota baixa dos estudantes de notas altas, chega a ser a nota mais acima de todos os outros estudantes que fizeram aquela prova, isso na maior parte das vezes.

Então, volto à pergunta inicial: notas altas não definem nada? A minha resposta é clara: não é correcto afirmar isso. A frase mais sensata seria: Notas altas não definem tudo, mas definem muita coisa. As notas são resultado de múltiplas variáveis que merecem ser consideradas.

Por: WENGI CANHENGI CASSULE

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