Fórum Negócios & Conectividade
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 10 Set 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Será mesmo que notas altas não definem nada?

Jornal OPaís por Jornal OPaís
2 de Junho, 2025
Em Opinião
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
0

Já perceberam que, na maioria das vezes, quem afirma com convicção que “notas altas não definem nada” costuma ser alguém que teve, ao longo da sua tracjetória escolar notas baixas? Isso não é uma crítica directa, mas um convite à reflexão.

Poderão também interessar-lhe...

Criptomoedas e tributação: desafios e caminhos para a África

Gramática e currículo oculto: o que realmente se ensina na sala de aula? (Parte 2)

Carta o leitor: Devemos evitar o aborto…

Dizer que notas altas não significam nada pode até parecer uma tentativa de desvalorizar o esforço de quem se dedica e conquista bons resultados. Não estou, de forma alguma, a defender que as notas altas definem tudo na vida de um estudante.

No entanto, dizer que não definem nada é, no mínimo, uma visão simplista. Um estudante que consegue manter notas altas de forma consistente certamente revela algo: compromisso, disciplina, constância e, sim, competência.

Em muitos casos, parece haver uma tendência de minimizar o mérito de quem tira boas notas. De facto, sabemos que uma prova não é uma ferramenta perfeita de avaliação. Ela não mede integralmente o potencial de um estudante.

Existem vários argumentos utilizados em defesa das notas baixas obtidas em uma prova, como pressão psicológica, ansiedade, contexto emocional e até problemas pessoais são válidos e afectam profundamente o desempenho. Porém, esses factores estão presentes para todos.

Tanto para os estudantes de notas baixas quanto para os de notas altas. A diferença é que alguns conseguem, mesmo sob essas condições adversas, manter o foco, organizar o raciocínio e apresentar bons resultados.

Isso também é uma competência importante e, muitas vezes, negligenciada: a capacidade de lidar com pressão. Realçar que, uma prova não avalia apenas os conteúdos estudados em sala de aula.

Ela reflecte, de forma indirecta, um conjunto mais amplo de habilidades e factores: conhecimentos prévios, capacidade de interpretação, raciocínio lógico, organização mental, aspectos psicológicos, comportamento em situações de pressão, e níveis de ansiedade.

Tudo isso influencia directamente no desempenho do estudante. É comum, também, surgirem acusações de que alguns estudantes só conseguem boas notas porque fazem cabulas (cabulam). Mas sejamos realistas: manter um histórico de notas altas apenas com recurso às cabulas é, praticamente impossível.

Pode-se até cabular numa ou outra prova, mas não todas. Quando falamos de estudantes de notas altas, referimo-nos àqueles que a turma inteira reconhece como dedicados, focados e consistentes, e não àqueles que têm notas oscilantes.

Ao fim ao cabo, estudantes de notas altas podem obter em algumas provas notas baixas, e muitas das vezes quando isso acontece, até a nota baixa dos estudantes de notas altas, chega a ser a nota mais acima de todos os outros estudantes que fizeram aquela prova, isso na maior parte das vezes.

Então, volto à pergunta inicial: notas altas não definem nada? A minha resposta é clara: não é correcto afirmar isso. A frase mais sensata seria: Notas altas não definem tudo, mas definem muita coisa. As notas são resultado de múltiplas variáveis que merecem ser consideradas.

Por: WENGI CANHENGI CASSULE

Jornal OPaís

Jornal OPaís

Recomendado Para Si

Criptomoedas e tributação: desafios e caminhos para a África

por Jornal OPaís
10 de Setembro, 2025

Na última década, a África tornou-se um dos continentes mais férteis para a adoção de criptomoedas. Jovens empreendedores, freelancers digitais...

Ler maisDetails

Gramática e currículo oculto: o que realmente se ensina na sala de aula? (Parte 2)

por Jornal OPaís
10 de Setembro, 2025

Para compreender melhor essa dinâmica, consideremos algumas situações comuns no ensino da gramática em Angola: • Correção da oralidade: um...

Ler maisDetails

Carta o leitor: Devemos evitar o aborto…

por Jornal OPaís
10 de Setembro, 2025

Caro coordenador do Jornal OPAÍS, saudações e votos de uma boa quarta-feira. Na verdade, o aborto é um tema que...

Ler maisDetails

É de hoje…Undengue, a marca de Jacinto de Lemos

por Dani Costa
10 de Setembro, 2025

Li há dias – desconheço quem tenha sido o autor – um desabafo sobre o silêncio em torno da morte...

Ler maisDetails
Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade

Figuras homenageadas falam da importância das condecorações

10 de Setembro, 2025

Secretário de Estado defende exercício de funções públicas com ética e responsabilidade

10 de Setembro, 2025

Jornalistas angolanos em formação na China mantêm intercâmbio com grupo de mídia de jornais de Liaoning

10 de Setembro, 2025

Angola e Venezuela analisam reforço da cooperação bilateral

10 de Setembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.