OPaís
Ouvir Rádio Mais
Qua, 2 Jul 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouvir
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Reflexão em torno das aulas leccionadas de língua portuguesa

Jornal Opais por Jornal Opais
5 de Outubro, 2023
Em Opinião
Tempo de Leitura: 2 mins de leitura
0
Reflexão em torno das aulas leccionadas de língua portuguesa

As aulas de Língua Portuguesa são sempre heterogéneas sendo caracterizadas por um conjunto de estratégias, cujo objectivo é o de formar alunos críticos, responsáveis e construtivos, a partir da utilização da sua língua materna ou segunda nas várias situações sociais e culturais formais ou informais.

As nossas aulas permitiram-nos conhecer, de ponto de vista pedagógico, a turma, onde constatámos que apresenta uma grande diversidade ao nível dos ritmos de trabalho e do desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos. Como se sabe, uma turma é sempre heterogénea, tendo em conta as particularidades de cada aluno.

Esta heterogeneidade levou-nos ao recurso de métodos e estratégias que permitissem a inclusão de todos os alunos, de maneira que cada um fosse participante.

Apostámos no uso de tecnologia educativas, o que nos permitiu constatar que os alunos têm uma afinidade com as tecnologias, de tal forma que estas podem ser grandes dinamizadoras do processo de ensino-aprendizagem, pois o recurso às novas tecnologias estende a aprendizagem além das quatro paredes da sala de aula.

As técnicas de comunicação oral como a exposição e o debate, utilizadas na sala de aula permitiram-nos promover um alargamento, quer nosso, quer dos alunos, da expressão do pensamento e da planificação do comportamento em contextos de comunicação intra e extra-aula.

As fichas informativas entregues aos alunos durante as aulas, para além de evitarem o recurso exclusivo ao ditado, tornaram-nas aulas menos monótonas, sonolentas e aborrecidas, ajudando-nos, deste modo, na sua maior produtividade.

As situações imprevistas ajudaram-nos a termos uma preparação melhor, a investigarmos mais e apresentarmos um posicionamento crítico e ponderado, antes de tomarmos uma resposta, como acabada.

Nem tudo o que planificámos ocorreu, por isso, é importante que o professor leve em consideração que uma aula também é uma caixinha de surpresas e que algumas situações jamais imaginadas podem chegar a ocorrer.

A interacção com os demais professores foi bastante positiva, porquanto nos ajudou no esclarecimento de algumas dúvidas sobre os temas a serem leccionados e as estratégias a serem utilizadas.

A boa disposição e a vontade em querer aprender, demonstradas pelos alunos, foram proactivas, de maneira evitamos muita exposição do conteúdo e menos monotonia.

As nossas aulas deram-nos a entender que, qualquer que seja o estilo de ensino que se adopte numa determinada aula, este só é eficaz se estiverem criadas as condições para um bom funcionamento da mesma: clima positivo, regras e objectivos bem definidos , comportamentos assertivos e respeito mútuo entre todos os intervenientes.

Ficou-nos a lição de que aulas de Língua Portuguesa não se resumem única e exclusivamente ao ensino da gramática, muito menos é maior foco, e que o professor não é o detentor de todo o conhecimento.

Os alunos são o meio pelo qual o professor tem a oportunidade de aprender, sendo que as nossas aulas foram um exemplo disso.

 

Por: PEDRO HENRIQUES

Jornal Opais

Jornal Opais

Relacionados - Publicações

Carta do leitor:Proteger o ambiente…
Opinião

Carta do leitor:Proteger o ambiente…

11 de Junho, 2025
A minha reflexão sobre o respeito devido ao militar e à farda: o simbolismo do juramento à bandeira, a sua honra única e os 50 anos depois!
Opinião

A minha reflexão sobre o respeito devido ao militar e à farda: o simbolismo do juramento à bandeira, a sua honra única e os 50 anos depois!

2 de Maio, 2025
A influência social como competência-chave do futuro
Opinião

A influência social como competência-chave do futuro

28 de Abril, 2025
Entender o contexto linguístico ou ser um caçador de erros?
Opinião

Entender o contexto linguístico ou ser um caçador de erros?

14 de Abril, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
Ouvir Rádio Mais

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.