Se calhar, devem estar a perguntar-se: quem são os professores tudólogos e por que razão são considerados mixeiros e lotadores da educação? Bem, espero que não fiquem ofendidos caso tenham parentes, amigos ou vizinhos que sejam professores e, por favor, não entrem em pânico.
Na verdade, em Angola, os professores tudólogos são todos aqueles que acham que podem leccionar todas as disciplinas. Infelizmente, este assunto não é novidade, pois é uma realidade nas instituições públicas e privadas.
No entanto, também queremos reconhecer que, como professores de verdade, devemos estar dotados e munidos de conhecimentos básicos ou mesmo profundos de outras disciplinas, é verdade. Mas cada especialidade é uma especialidade.
Na Educação, fala-se de Metodologia de Ensino de uma determinada área. Obviamente, os tudólogos não dominam muitas dessas metodologias; apenas despejam os conteúdos de forma bruta, parecendo até que os alunos são depósitos. Os professores tudólogos não constroem o conhecimento, simplesmente dão aulas.
É triste ver um professor a leccionar tudo: Biologia é ele; Matemática é ele; L.P é ele; Física é ele; Química, História, Ed. Laboral é ele. Não é à toa que eles são, ao nosso entender, os verdadeiros “mixeiros” e “lotadores da educação. Aqui, na banda, os termos mixeiros e lotadores remetemnos ao dinheiro.
Os mixeiros aproveitam-se de tudo para ganharem alguns trocos; eles estão em todos os negócios e não desperdiçam nenhuma oportunidade. Os lotadores, nalguns casos, são mais agressivos.
Em qualquer paragem de táxis, eles colocam às suas bases militares, as famosas placas. Lá, eles cobram um certo valor aos taxistas e aos motoqueiros. Tememos que um dia cobrem taxas aos páxis (passageiros) e, futuramente, cheguem até aos aeroportos. De igual modo, os professores tudólogos são os mixeiros da educação.
Em que sentido? Eles leccionam todas as disciplinas com o objectivo de ganharem mais dinheiro. O mais importante não é a construção do conhecimento, mas simplesmente “dar aulas e prontos”.
Por outro lado, os professores lotadores são mais agressivos, eles consideram a sala de aula como se fosse base militar. Eles não permitem que alunos façam perguntas, têm um ensino duvidoso e, muitas vezes, pedem dinheiro aos alunos. Eles abrem uma placa na sala e transformam este recinto um lugar de tormento.
Infelizmente, por terem muitas disciplinas, acabam ficando agitados e, para piorar, a frustração só aumenta sabendo que não dominam os conteúdos. Queridos professores, o ensino é algo sério.
É uma grande responsabilidade. Por isso, amados, nada de tudologia. Nós somos a favor das Boas Práticas de Ensino. Se for para construir o conhecimento, devemos aceitar propostas dentro da nossa área de formação e, talvez, dentro das áreas em que dominamos os conteúdos e os respectivos métodos.
Portanto, amados professores, que seja a nossa determinação evitar a tudologia, pois queremos construir o conhecimento dentro da nossa área do saber.
Por: LUTINA SANTOS
professor e formador