OPaís
Ouça Rádio+
Ter, 30 Set 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Não se aprende o inglês nas escolas: Uma teoria maquiavélica de falta metodológica – II

Jornal OPaís por Jornal OPaís
30 de Setembro, 2025
Em Opinião
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
0

A eficácia do ensino da língua inglesa nas escolas tem gerado inúmeros questionamentos por parte de quem entende da matéria. Esta afirmação “não se aprende o Inglês nas escolas” pode parecer uma mera brincadeira, mas ela reflecte uma preocupação legítima sobre a forma como são ministrados as aulas de Inglês nas escolas.

Poderão também interessar-lhe...

Tributação e diversificação económica em Angola: desafios e oportunidades para reduzir a dependência do petróleo

O impacto da comunicação integrada na governação de Manuel Homem

Carta do leitor: Quanta demora!

Por outra, acaba de descre dibilizar os professores da mesma, mostrando a falta de métodos que podem alterar o quadro com maior eficácia. Na primeira parte reflectimos do quão é importante falar inglês nos dias actuais, sendo ela uma língua não só de comércio, também como a língua franca universal.

Adicionado, expliquei o quanto estava insatisfeito com estes dizeres, os próprios professores da área infernizam o real foco do inglês nas es colas. Surge a pergunta, para que serve a escola? Há um ditado popular que diz “quem não senta para aprender, não pode levantar para ensinar”.

Em algumas escolas por exemplo, já houve casos em que a origem do professor (local de formação aca dêmica) era o critério de seleção, o facto de teres estudado na África do Sul, Namíbia… mesmo sem nunca teres noções de metodologia ou mesmo conhecer a língua como tal, um “how are you e verb to be” eras o cara.

Voltando ao assunto, a forma de como o Inglês é ensinado nas escolas é opressor, usando métodos tradicionais que já não coadunam com o contexto actual, com o foco excessivo na gramática e na teoria, em vez de práticas mais interactivas e contextualizadas. A falta de oportunidades para practicar o inglês de forma significativa e autêntica, limitando assim o aluno de aprender a aplicar a língua.

A outra é a desconexão com a realidade, o ensino do inglês pode estar desconectado da realidade esquecendo das necessidades dos alunos, tornando-o menos relevante e interessante.

Luciano Amaral Oliveira, au tor do livro “Métodos de ensino de Inglês: teorias, práticas, ideologias”, apresenta uma visão crí tica sobre os métodos tradicionais de ensino de inglês.

Ele questiona a eficácia desses métodos e des taca a importância de uma abordagem mais flexível e adaptação às necessidades dos alunos. Sus tentando o meu terceiro parágra fo no ponto dos métodos tradicio nais com livro de Luciano Oliveira, ele argumenta que os métodos tra dicionais de ensino de Inglês po dem ser limitados e não atender às necessidades dos alunos em dife rente contexto.

Sempre fui crítico de como alguns professores usam os seus métodos e técnicas para o ensino do Inglês, para quem leu a primeira parte notou que desenco rajei o uso do Português nas aulas de Inglês, pois o “Grammar Trans lation Method” faz parte dos mé todos tradicionais. Vê só, conjuga o verb to be/do no present simple, affirmative and negative form.

Pa ra que serve a conjugação dos ver bos nas provas? As escolas deve riam ter um critério forte na sele ção dos professores de inglês, para evitar as teorias maquiavélica de que não se aprende o Inglês nas escolas.

Dizia o Zola Menga, a es colha de um professor de inglês ti nha que ser comparada com a es colha de um médico, pois, a repu tação importa. Deste modo, ter um nível acei tável de proficiência em Inglês é fundamental para os professo res de inglês, bem como também aprender as metodologias do ensi no do Inglês, considerando as ne cessidades e estilos de aprendiza gem dos alunos.

Por: CAPELA NDUNGIDI

Jornal OPaís

Jornal OPaís

Recomendado Para Si

Tributação e diversificação económica em Angola: desafios e oportunidades para reduzir a dependência do petróleo

por Jornal OPaís
30 de Setembro, 2025

Angola é um país de ri-uezas abundantes, mas que ainda enfrenta o desafio de depender fortemente de um único recurso:...

Ler maisDetails

O impacto da comunicação integrada na governação de Manuel Homem

por Jornal OPaís
30 de Setembro, 2025

Em Abril de 2023, publiquei um artigo no portal “Notícias de Angola” intitulado “Sensibilidade de Manuel Homem facilita a comunicação...

Ler maisDetails

Carta do leitor: Quanta demora!

por Jornal OPaís
30 de Setembro, 2025

Cordiais saudações, caro coordenador do Jornal OPAÍS e à sua vasta equipa. Desde já, agradeço pela oportunidade que nos tem...

Ler maisDetails

Mawete, o reformado que devolve esperança

por Dani Costa
30 de Setembro, 2025

Longe dos holofotes, depois de largos anos ligado ao serviço público, muitos serão talvez aqueles que se perguntam o que...

Ler maisDetails
Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade

‎Cruz Vermelha anuncia gala beneficente para ajudar crianças em tratamento oncológico

30 de Setembro, 2025

‎TAP inicia amanhã operações no novo Aeroporto António Agostinho Neto

30 de Setembro, 2025

‎TAP inicia amanhã operações no novo Aeroporto António Agostinho Neto

30 de Setembro, 2025

Incêndio atinge locomotiva de comboio misto de passageiros e mercadorias

30 de Setembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.