OPaís
Ouça Rádio+
Sex, 24 Out 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Linguística – suas concepções na aprendizagem significativa I

Jornal OPaís por Jornal OPaís
24 de Outubro, 2025
Em Opinião
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
0

Com a presente abordagem pretende-se olhar para o funcionalismo das concepções da linguística textual, mormente, a comunicativa no processo de ensino e aprendizagem à luz da significativa em zonas em que se assiste, de forma consciente, por razões objectivas, e inconscientes, por razões subjectivas, o plurilíngue no decorrer da interacção no espaço de aula. Obviamente que se tem lidado com diferentes textos em determinados contextos.

Poderão também interessar-lhe...

Comunicação institucional e a morte silenciosa da essência jornalística

Os meus trinta e tantos anos nas ondas da Rádio Nacional de Angola (Continuação)

Dívida pública… é sintoma e não causa!

Textos de estruturas e sentidos distintos cujas finalidades também se diferenciam por conta do seu escopo. Quanto à textualidade recorre-se à Travaglia “a textualidade ou a textura é aquilo que faz de uma sequência linguística um texto e não um amontoado aleatório de palavras” (1989, sp) Assim, sabese que a linguística textual assume o texto como o seu objecto de ensino, de análise, de pesquisa e de existência significativa no complexo processo de aquisição de saberes, de conhecimentos e de troca de valores.

O conceito de texto à luz das lentes comunicativa que se revela o espectro da presente tese, releva-se à medida que a sua compreensão se reveste de complexidade quando se ignoram as competências sociolinguísticas dos alunos, as diferenças semânticas textuais das realidades cognitivas dos alunos e, posterior, entre professores e alunos, quando se anulam as possibilidades da coabitação funcional entre diferentes perspectivas de estruturas morfossintáticas no espaço de ensino e sobretudo quando se produzem textos, aqui se vincula à oralidade, embora com suas fronteiras e limitações, que a princípio parte da dedução redutivista da limitações de entendimento dos alunos.

Ou seja, a produção textual na sala de aula, no sentido da aprendizagem significativa, tem que ter em conta as experiências dos alunos, os seus anseios, as suas expectativas e valorizar, necessariamente, a sua fala espaço textual que se produzem/ reproduzem em sala de aula.

Pois, é fundamental que o texto enquanto instrumento de interação vincule-se, necessariamente, à desenvoltura significativa, por conta das experiências, das expectativas, das realidades e das relações de significados entre o valor real e o valor atribuído do conhecimento, ou seja, a concepção referente à representação simbólica e histórica da escola enquanto veículo de transformação social, de progresso e de aceitação socioeconómica adquirida pelas comunidades/ pelos alunos. Ora, o texto precisa fundamentalmente dizer/significar/comunicar-se/situar-se/revelar-se necessário para o aluno.

Assim, que se interprete ou se aplique o texto não apenas como um simples tecido verbal, isto é, escrito ou oral, pois, como meio de transmissão de implicaturas que devem ser articuladas entre as realidades dos interlocutores, suas competências textuais e suas descargas emotivas.

O texto na perspectiva comunicativa deve relacionar-se com a realidade e o imaginário dos alunos. Assim, a concepção comunicativa, neste angulo de leitura, entende-se o texto como mecanismo de materialização verbal que se idealiza como forma de se fazer entender/ de existir no panorama dos diálogos das aprendizagens.

Neste sentido, o texto realiza-se para informar, para objectivação da fala tendo em conta os diferentes contextos. Por exemplo, a construção de um texto para realidade A não terá o mesmo o alinhamento sequencial de um texto para a realidade B.

Por: HAMILTON ARTES

Jornal OPaís

Jornal OPaís

Recomendado Para Si

Comunicação institucional e a morte silenciosa da essência jornalística

por Jornal OPaís
24 de Outubro, 2025

A Comunicação Institucional e Imprensa tem se tornado, nos últimos anos, uma saída para muitos jornalistas que, diante das dificuldades...

Ler maisDetails

Os meus trinta e tantos anos nas ondas da Rádio Nacional de Angola (Continuação)

por Jornal OPaís
24 de Outubro, 2025

Dentre os programas emblemáticos da Rádio Luanda, cito: o Balumuka, com Amaro Fonseca; os programas matinais, de segunda a sexta,...

Ler maisDetails

Dívida pública… é sintoma e não causa!

por Jornal OPaís
24 de Outubro, 2025

Num sistema económico mundial cada vez mais desigual e injusto, muitos países em desenvolvimento são acusados de contrair empréstimos irresponsáveis,...

Ler maisDetails

A independência mal compreendida: memórias de Onofre dos Santos no 11 de Novembro

por Jornal OPaís
24 de Outubro, 2025

Há uma pergunta à qual nós, jornalistas, somos quase sempre tentados a recorrer quando entrevistamos alguém disposto a falar sobre...

Ler maisDetails
Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade Fórum Negócios  Conectividade

Chefe militar francês avisa que Exército deve preparar-se para embate “dentro de três ou quatro anos” com Rússia

24 de Outubro, 2025

Rússia diz ter criado “imunidade sólida contra restrições ocidentais”

24 de Outubro, 2025

Moçambique com 89 casos de mpox em três meses

24 de Outubro, 2025

Nova lei em Portugal endurece regras para vistos, reunião familiar e acesso à cidadania

24 de Outubro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.