OPaís
Ouvir Rádio Mais
Sex, 4 Jul 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouvir
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Linguagem padrão

Jornal Opais por Jornal Opais
1 de Março, 2018
Em Opinião
Tempo de Leitura: 1 mins de leitura
0

Quando ligamos a algum call center em Angola, tanto podemos ter uma subida da pressão arterial, como podemos divertir-nos um pouco. Depende do estado de alma em que nos encontremos no momento.

POR: José Kaliengue

Aquilo é giro, os moços que nos atendem parecem robots, não ouvem o que dizemos, têm um discurso ensaiado e vão repetindo, independentemente de estarmos numa aflição com um parto na rua, ou se queremos apenas uma informação banal como o saldo na conta do banco ou na conta do telefone. Eles não se desviam. O cliente diz: “estou aflito”, mas eles: “boa tarde, como está caríssimo cliente?, queira dizer o seu nome. É fulano de tal, certo? De onde nos fala? Por obséquio, queira dizer o que o levou a ligar para nós”… perdemos uma eternidade e bué de dinheiro do saldo até chegarmos ao que nos interessa. Dá para fazer explodir os nervos. Mas se estamos em dia sim, dá gozo verificar o esforço que fazem para serem bem educados, a paciência que têm connosco também. O mais giro é o seu “português profissional”, longe da linguagem do dia-a-dia. De vez em quando lá um se engana e sai o puro muangolê, mangop das batidas. Acaba por ser um bom trabalho, o que as empresas fazem, ensinando jovens a dirigir-se de forma correcta aos clientes. Nos restaurantes, as empregadas de mesa vão connosco a meio-campo com um “tu” que não sei de onde vem logo no primeiro contacto. No fim, ainda são capazes de pedir um “empréstimo”, ou têm o descaramento de dizer: “pagas com cinco mil? Os três mil de trocos são já meus, ya”?

Jornal Opais

Jornal Opais

Relacionados - Publicações

Sustentabilidade do INSS cresce em mais de um bilião de kwanzas no primeiro semestre deste ano
Destaque

Sustentabilidade do INSS cresce em mais de um bilião de kwanzas no primeiro semestre deste ano

3 de Julho, 2025 - Actualizado a 4 de Julho, 2025
Viva Seguros lidera produtividade por trabalhador no sector segurador angolano
Sociedade

Viva Seguros lidera produtividade por trabalhador no sector segurador angolano

3 de Julho, 2025
Julgamento:  Diddy: Júri chega a veredicto sobre 4 das 5acusações
Cultura

Julgamento: Diddy: Júri chega a veredicto sobre 4 das 5acusações

3 de Julho, 2025
CMC reforça parceria com imprensa para divulgação de informações
Sociedade

CMC reforça parceria com imprensa para divulgação de informações

3 de Julho, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
Ouvir Rádio Mais

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.