O país voltou para a normalidade política em ambiente democrático precisamente em 2012, depois da aprovação e implementação da Constituição da República em 2010, mas sem perder de vista os actos ocorridos em 1992, o arranque do multipartidarismo e a de 2008, a seguir à assinatura definitiva da paz em Abril de 2002.
De lá para cá, o ambiente político tem estado frenético, animado e com muitos contendores a surgirem.
A ânsia maior é alcançar o poder político que é detido pelo MPLA. Este partido suporta o Executivo desde a independência nacional, mas não se fechou em si, dando abertura a outros lutarem pelo poder, com vista ao bem-estar das populações.
Faltam pouco menos de dois anos para o fim do actual mandato, mas temos estado a acompanhar um ambiente político animado, em que vão surgindo novos competidores, mas acima de tudo está na baila a discussão do Pacote Legislativo Eleitoral, documento crucial para a contenda de 2027.
Desse modo, pede-se maior ponderação dos políticos sem que percam de vista que o futuro da população está nas decisões que forem tomando, independentemente de quem esteja em vantagem.