Desde os tempos remotos, a mulher teve sempre responsabilidades acrescidas. À família, primeira célula de desenvolvimento da sociedade, cabe a ela cuidar com amor.
No dia-a-dia, a mulher desempenha tarefas importantes. Por isso, elas são o centro de realizações. Com as devidas adaptações, diz o adágio popular: “Mulher educada, sociedade educada”.
Ainda assim, a emancipação da mulher não tem sido fácil. Enfrenta muitos desafios. Os direitos fundamentais garantidos às mulheres, em todo o mundo, garantem a igualdade de género, assim como a não discriminação.
Com o objectivo de eliminar todas as formas de violência sexual, relacionada com conflitos e proteger os direitos da mulher, Angola defende uma abordagem proactiva.
Para o efeito, o representante permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas (ONU), Francisco da Cruz, destacou em Nova York, EUA, a necessidade de se reforçar as instituições de justiça para se investigar, processar e aplicar sanções aos casos de violência sexual contra as mulheres.