A cooperação parlamentar tem um papel de destaque no plano político. Fortalece as relações diplomáticas e permite a troca de experiências legislativas entre os deputados.
Este campo de actuação promove a partilha de conhecimentos e, no entanto, coordena políticas para enfrentar os desafios globais.
É ponto assente que não se pode agir a solo. Para o efeito, áreas como segurança alimentar, crises humanitárias, alterações climáticas e outras forçam os Estados a construírem alianças estratégicas para a busca de equilíbrios e da paz no mundo. Isto obriga à criação de normas locais e internacionais para o efeito.
Com o objectivo de reforçar a cooperação parlamentar, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, deslocou-se a Cuba para uma visita de trabalho de 12 a 15 do corrente mês.
Com base no convite do seu homólogo, Juan Esteban Lazo Hernández, a ida à pátria de Fidel Castro, segundo a líder do Parlamento angolano, visa consolidar as relações históricas entre os dois países e promover um diálogo mais profundo da área em questão.