Para o desenvolvimento individual e colectivo, a escola, para além da família, é importante. Transmite valores morais e éticos. Promove conhecimento técnico-científico e afasta o senso comum.
A construção da consciência crítica estimula habilidades como o pensamento e a socialização. Garante também a construção de uma sociedade mais justa e integrada para o futuro.
A meritocracia é o foco de várias gerações. Deste modo, a abertura do ano lectivo marca o regresso às aulas. Isto permite a organização de actividades pedagógicas. Um processo de ensino eficaz prepara os alunos e os estudantes para os desafios do futuro.
Para o ano oficialmente aberto ontem, em Luanda, pela ministra de Estado para a Área Social, Maria Bragança, estão matriculados em todo o país nove milhões e 700 mil alunos.
Sob o lema “Aprender com tecnologia, inovar com criatividade e transformar com paixão”, a responsável adiantou que estão disponíveis cerca de 130 mil salas de aula, um aumento de três mil e 347 novas salas em relação ao ano anterior, reforçando a capacidade de acolhimento das escolas em todo o país.