Saudações à coordenação do jornal OPAÍS e a todos os leitores. Sou moradora do município de Viana, bairro Jacinto Chipa.
Infelizmente, o meu bairro tem enfrentado gravíssimos problemas de saneamento básico. As águas pluviais têm deixado as ruas totalmente alagadas, facto que impede a nossa locomoção até às paragens, por causa das águas paradas.
Chovendo ou não, há sempre águas acumuladas dentro do bairro até na estrada principal. Além de impedir a passagem, causa danos à saúde.
Tem algumas empresas que se encontram a trabalhar nessa via principal que liga a rotunda do Camama à Vila de Viana e, muitas vezes, aproveitam-se das chuvas para abrir os esgotos, colocando em risco a saúde dos moradores. Toda a água se acumula na estrada. essas empresas deveriam ter mais responsabilidade.
Ao invés de se aproveitarem da situação, deveriam arranjar mecanismos para não prejudicar o morador. e as entidades competentes do município deveriam ver essa situação, de forma a arranjar uma solução, como, por exemplo, uma vala de drenagem para evitar esse acúmulo constante de água em zonas impróprias, que dificulta o trânsito dos moradores e põe em risco a saúde dos mesmos.
POR:Marta José, Viana