Ao coordenador do Jornal opaíS, votos de uma óptima semana! vem aí o novo ano lectivo e com ele os novos desafios. Meses depois de estarem “parados”, os estudantes voltam à carga para aprender novos conteúdos e conceitos. Para este ano lectivo, espero que os professores mudem os seus métodos de ensino.
À semelhança do que aconteceu com a correção dos exames nacionais, os “homem do giz, em especial os do ensino secundário (I e II ciclo), também devem evoluir e mudar o modo como leccionam. para isso, é necessário que evitem usar métodos antiquados e no decorrer das aulas explorar mais a capacidade cognitiva dos alunos, sem para que isso recorram a provas periódicas.
Convém realizar, frequentemente, debates em torno de assuntos actuais a fim de manter actualizados os alunos que nestes tempos possuem o desgosto pela leitura e pela informação. No entanto, é necessário que se perceba que, no interior da sala de aula, tanto o aluno como o professor tendem a aprender e a ensinar, directa ou indirectamente, consciente ou inconscientemente.
Diferente do que aconteceu nos anos lectivos anteriores, para este ano, espero que os alunos do ensino secundário consigam desenvolver temas e falar bem o português, que são dos principais dilemas dos alunos na era actual.
Assim, teremos estudantes universitários preparados e não haverá necessidade de julgarmos os mesmos por pecados gramaticais saídos da boca e da dificuldade em explanar temas mediáticos.
O uso recorrente do Chatgpt e de outras Ia’s também deve ser desaconselhado pelos ensinadores, desde que não recorrem aos mesmos meios para ensinar, e que se preparem de forma rigorosa. Desta feita, que o novo ano lectivo se mostre inovador!
POR:João Bondo, Cazenga.