EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Seg, 22 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

A importância do diálogo na relação professor-aluno

Jornal Opais por Jornal Opais
27 de Setembro, 2024
Em Opinião

Sem dúvida, o diálogo é muito importante nas relações humanas, pois, é o meio pelo qual se pode chegar às conclusões plausíveis em diferentes assuntos. Na relação professor-aluno, por exemplo, Freire (2002) mostra a sua importância ao dizer que “testemunhar a abertura aos outros, à disponibilidade curiosa, à vida, a seus desafios, são saberes necessários à prática educativa. Viver a abertura respeitosa aos outros e, de quando em vez, de acordo com o momento, tomar a própria prática de abertura ao outro como objectivo da reflexão crítica deveria fazer parte da aventura docente.

Poderão também interessar-lhe...

A violência contra a criança em Angola: responsabilidade familiar, social e penal

O relógio da justiça laboral

O futuro da comunicação em Angola não será apenas digital, será credível

Tendo a razão ética da abertura, seu fundamento político, sua referência pedagógica e a boniteza que há nela como viabilidade do diálogo”. Esta visão, da prática educativa, faz sublinhar a importância do diálogo na relação professor-aluno.

Certamente, os estudantes precisam de ter voz e vez na sala de aula. No entanto, este problema é ainda mais visível no contexto do Ensino Superior, onde, por exemplo, os professores têm controlo “total” sobre a sua disciplina e a maneira de ministrar as suas aulas.

A relação professor-aluno não é unilateral, pois, não é só o estudante que constrói o seu conhecimento, mesmo no Ensino Superior. Admite-se, naturalmente, que o estudante adquire conhecimentos, valores, crenças, formas de expressar, sentir e ver o mundo, desenvolve e assume atitudes modificando e ampliando suas estruturas mentais.

No entanto, o professor é também atingido nessa relação e que, de certa forma, ele aprende com os seus estudantes, enquanto passa a compreender como os conhecimentos e valores que os estudantes já trazem de seu ambiente familiar e de seu grupo social, bem como dos ciclos formativos anteriores e de suas próprias pesquisas, são levados para o Ensino Superior, ajudando-os na construção de uma aprendizagem significativa.

Assim, a partir dessa relação, o professor pode passar a conhecer novas formas de se ver os mundos, que são diferentes da sua. Pode também rever comportamentos, aprovar ou reprovar opiniões, desfazer preconceitos, mudar atitudes, alterar posturas (Haydt, 2011). Logo, é falsa a ideia de que, no Ensino Superior, somente o estudante aprende.

Pelo contrário, é uma oportunidade de debates mais profundos sobre a ciência, baseados no diálogo. Talvez seja por isso que, Rosa, citado por Haydt (2011), afirma que “’mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende’”.

Ao falar-se do processo de ensino-aprendizagem, nota-se, obviamente, que tanto o professor quanto o estudante, mesmo no Ensino Superior, aprendem muito na sua interacção, razão pela qual se terá justa posto os dois processos em um. Ou seja, não se trata de processo de ensino e de aprendizagem, contudo, de um único denominado ensino-aprendizagem.

Não é à toa que Libâneo (2016) já chama atenção aos professores, destacando a diferença entre autoridade e autoritarismo, isto é, não exagerar no exercício da sua autoridade. Quando se fecha o diálogo, facilmente se pode abrir a discussão descontrolada.

Na relação professor-aluno, Haydt (2011) sublinha a importância do diálogo, atestando que, “para haver um processo de intercâmbio que propicie a construção colectiva do conhecimento, é preciso que a relação professor-aluno tenha como base o diálogo.

É por meio do diálogo que professor e aluno juntos constroem o conhecimento, chegando a uma síntese do saber de cada um. Nisto, percebe-se que, mesmo no Ensino Superior, o professor tem de estar aberto ao diálogo, permitindo que os estudantes possam sugerir sobre os tipos de aulas, ministrar as suas aulas sem passar ideias absolutas, isto é, que o professor precisa não só de falar, mas ouvir e deixar que os estudantes exprimam as suas opiniões, contrariando-as quando se provar necessário.

Esta ideia mostra que o estudante deixará de ser considerado um simples objecto e passará a ser sujeito da sua história; e o professor não será mais considerado o centro deste processo, mas aquele que propõe actividades criadoras que contribuirão para a formação do estudante. Por isso, saber escutar é uma virtude que contribui muito na relação professor-aluno, sobretudo no Ensino Superior, onde se confunde a posição orientadora do professor.

 

Por: *PEDRO JUSTINO “CABALMENTE”

*Professor e Académico

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

A violência contra a criança em Angola: responsabilidade familiar, social e penal

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

A protecção da criança constitui um dos pilares fundamentais das sociedades democráticas e dos Estados de Direito contemporâneos. A criança,...

Ler maisDetails

O relógio da justiça laboral

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

A última semana, os prazos legais para a propositura de acções judiciais em matéria laboral voltaram a estar no centro...

Ler maisDetails

O futuro da comunicação em Angola não será apenas digital, será credível

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

A comunicação em Angola entrou em uma nova fase. Hoje, uma informação chega a milhares de pessoas em poucos segundos....

Ler maisDetails

É de hoje… Casas para os sinistrados em Benguela

por Dani Costa
22 de Junho, 2026

Sempre que me desloco a Benguela, em trabalho ou turismo, continua a estimular a minha curiosidade o conjunto de residências...

Ler maisDetails

‎Comissão Sindical destaca empenho do Porto do Lobito na resolução dos interesses dos trabalhadores

22 de Junho, 2026

Recém-nascido encontrado dentro de contentor de lixo em Luanda

22 de Junho, 2026

Lionel Messi bisa e coloca Argentina na outra fase do Mundial 2026

22 de Junho, 2026

Universidade Jean Piaget disponibiliza 140 milhões de kwanzas por ano para financiar investigação científica

22 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.