A celebração do regresso de Trump ao poder começou no sábado à noite com um espectáculo de fogo de artifício no Trump National Golf Club, em Sterling, Virgínia, a cerca de 48 quilómetros de Washington.
Trump chegou a Washington no momento em que os organizadores da cerimónia se esforçavam por transferir a maior parte dos eventos ao ar livre para o interior, devido à previsão de temperaturas gélidas, o que fez deste o dia de tomada de posse mais frio dos últimos 40 anos.
A cerimónia de tomada de posse do Presidente e do vice-presidente, que tradicionalmente tem lugar na escadaria do Capitólio. Será a primeira vez que a cerimónia será realizada no interior do edifício, desde que o presidente Ronald Reagan prestou juramento em 1985 para o seu segundo mandato.
“Penso que tomámos a decisão certa. Vamos estar muito confortáveis agora”, disse Trump à NBC News numa entrevista telefónica no sábado. Trump veio da Flórida com sua esposa Melania Trump e seu filho Barron a bordo de uma aeronave militar americana C-32 em um vôo apelidado de Missão Aérea Especial 47, um aceno para Trump se tornar o 47º presidente. Trata-se de uma cortesia que é tradicionalmente estendida pela administração cessante à nova administração.