O surto de Ébola que assolou o sul da República Democrática do Congo (RDC) nas últimas semanas está a começar a ser contido, disse quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), sem novos casos relatados desde a última actualização da agência da ONU em 1 de Outubro, informou a África News.
“Até 5 de Outubro de 2025, 10 dias se passaram sem novos casos relatados, indicando um possível controle da transmissão nas áreas afectadas”, afirmou a agência em entrevista colectiva. A agência informou que um total de 64 casos, incluindo 53 confirmados e 11 prováveis, foram relatados na província de Kasai, até 5 de Outubro.
A OMS também relatou 43 mortes, incluindo 32 confirmadas e 11 prováveis. Autoridades congolesas anunciaram um surto de Ébola na província de Kasai, no sul do país, em 4 de Setembro, o primeiro em 18 anos na parte remota do país, localizada a mais de 1.000 quilómetros da capital Kinshasa. Autoridades e organizações de saúde soaram o alarme recentemente, alertando que não têm fundos e recursos para montar uma resposta eficaz à crise.