O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs ao homólogo norte-americano, Donald Trump, um encontro com o líder ucraniano em Moscovo, plano que Volodymyr Zelensky rejeitou
De acordo com informação avançada pela Agência France-Presse (AFP), essa Terçafeira, e citada pela francesa BFTMV, a proposta de Putin foi feita durante uma chamada feita, ainda Segunda-feira, com Trump.
“Putin mencionou Moscovo”, disse fonte próxima da reunião. De acordo com o jornal Libération, a resposta de Zelensky foi dada na mesma altura: “Não”. Entretanto, o ministro suíço Ignazio Cassis garantiu, essa Terça-feira, que o país dará “imunidade” a Vladimir Putin, se este comparecer numa Conferência de Paz.
O Presidente russo tem um mandado de detenção, emitido pelo Tribunal Penal Internacional, em 2023, por alegado “rapto de crianças” de regiões invadidas na Ucrânia pelas forças de Moscovo e que foram deportadas para territórios na Rússia.
Depois de alguns responsáveis europeus terem estado reunidos com Trump, em Washington, os 27 líderes da União Europeia ficaram de, essa Terça-feira, “fazer um balanço” das reuniões sobre a Ucrânia realizadas, Segunda-feira, na capital dos Estados Unidos.