Os EstadosUnidos e o Irão concluíram ontem, em Mascate, a quarta ronda de negociações sobre o programa nuclear iraniano sem anunciar um avanço concreto, mas manifestando um optimismo cauteloso
No meio da crescente oposição dos EUA ao enriquecimento de urânio do Irão, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi, e o enviado para o Médio Oriente, Steve Witkoff, realizaram uma nova ronda de negociações tendo Omã como mediador.
A reunião aconteceu pouco antes de uma viagem do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Médio Oriente, que o levará à Arábia Saudita, ao Qatar e aos Emirados Árabes Unidos entre 13 e 16 de maio. “A quarta ronda de negociações indiretas entre o Irão e os Estados Unidos foi concluída.
As discussões foram difíceis, mas úteis para compreender melhor as posições de cada um e encontrar formas razoáveis e realistas de ultrapassar as diferenças”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Esmail Baqhai, em declarações publicadas nas redes sociais.
“Sentimo-nos encorajados pelos resultados das discussões de hoje e ansiosos pela nossa próxima reunião num futuro próximo”, adiantou um responsável norte-americano, citado pela agência de notícias francesa AFP sob anonimato.