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Peso do financiamento da Ucrânia pode ser transferido para a Europa

Jornal Opais por Jornal Opais
7 de Fevereiro, 2024
Em Mundo
Tempo de Leitura: 5 mins de leitura
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Peso do financiamento da Ucrânia pode ser transferido para a Europa

A oposição dos republicanos da Câmara dos EUA ao projecto de lei de segurança fronteiriça e ajuda externa do Senado coloca em risco o pacote de USD 60 biliões para a Ucrânia, deixando o governo de Kiev sem dinheiro. Então, quem financiará a Ucrânia agora?

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O presidente republicano da Câmara, Mike Johnson, deixou claro que, se o projecto de lei bipartidário sobre segurança fronteiriça e ajuda externa dos EUA chegar à Câmara, estará morto logo à chegada.

A legislação de “compromisso” negociada pelos principais republicanos e democratas pretendia forçar o financiamento da Ucrânia e de Israel ao Congresso dos EUA, ao mesmo tempo que apaziguava os conservadores preocupados com o agravamento da crise fronteiriça.

No entanto, parece que o truque não funcionou. Embora o Partido Republicano deva votar um projecto de lei independente de financiamento de Israel, o futuro do pacote da Ucrânia está em jogo, atrasando ainda mais o fluxo de dinheiro para Kiev e para os militares ucranianos.

De acordo com o analista financeiro e geopolítico Tom Luongo, não é de surpreender que os republicanos da Câmara considerem o projeto de lei fronteiriço do Senado tóxico.

“Isso deveria ser óbvio”, disse Luongo à Sputnik. “A guerra no Oriente Médio, na Ucrânia e na China está na mesa de desenho dos globalistas da administração Biden há décadas.

Recursos euroasiáticos e africanos. Mas para os republicanos da Câmara, eles estão a ver agora o abismo fiscal de que nos aproximamos e percebem que se não pararmos com este tipo de gastos imprudentes não haverá futuros dos EUA. Eles estão a representar as pessoas que colocaram Mike Johnson no poder como porta-voz.

O dinheiro gasto para financiar guerras no exterior prejudica o trabalho que o Fed [Reserva Federal] está a fazer para reconstruir a América do Norte em casa.”

Entretanto, a Ucrânia aguarda com expectativa que as autoridades dos EUA aprovem a lei desde Dezembro de 2023, procurando reabastecer os seus arsenais de armas que foram esgotados durante a contraofensiva fracassada.

Embora Kiev deva receber algum dinheiro da União Europeia (UE) depois de o bloco ter conseguido aprovar um pacote de € 50 biliões de euros, esse dinheiro (que virá em partes ao longo dos próximos quatro anos) é apenas uma gota no oceano, segundo o interlocutor da Sputnik.

“A Ucrânia acaba de receber uma tábua de salvação da União Europeia, depois de Viktor Orbán, da Hungria, finalmente sucumbir à pior queda de braço já vista vindo deles”, disse Luongo.

“Mas esse dinheiro da UE mal pagará os custos administrativos do actual governo da Ucrânia, e muito menos o esforço de guerra contra a Rússia.”

“Portanto, a Ucrânia precisa que os EUA contribuam com o apoio financeiro prometido, que se enquadra nos acordos de segurança que a Ucrânia está a assinar, primeiro com o Reino Unido no mês passado e em breve com a Alemanha, no final deste mês.

O dinheiro tem de estar a iniciar agora para que quando estes acordos desencadeiem uma resposta da Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN], possa ser eficaz. Ao bloquear o dinheiro, você neutraliza estes acordos”, continuou o especialista.

A Ucrânia e o Reino Unido assinaram um acordo de segurança no dia 12 de Janeiro, com a França e a Alemanha a planear seguir o exemplo.

O acordo ucraniano-britânico diz que o Reino Unido “se compromete” a “fornecer à Ucrânia assistência de segurança rápida e sustentada, equipamento militar moderno em todos os domínios, conforme necessário”, no caso de “futuro ataque armado russo contra a Ucrânia”.

De acordo com o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, o acordo de segurança Ucrânia-Alemanha “deveria ser assinado dia 16 de Fevereiro, durante a Conferência de Segurança de Munique”.

O chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente dos EUA, Joe Biden, deverão se reunir no dia 9 de Fevereiro na Casa Branca para “reafirmar o seu apoio resoluto à defesa da Ucrânia”, de acordo com o comunicado de imprensa da Casa Branca.

Eles “também coordenarão antes da Cúpula da OTAN em Washington”. Aparentemente, eles poderão discutir o acordo de segurança entre a Ucrânia e a Alemanha durante a reunião. “Scholz já deu a notícia de que vai assinar um acordo de segurança com a Ucrânia”, disse Luongo.

“Biden e a sua equipa também querem isso. Estas são medidas que estão a ser tomadas para forçar o Fed a abrir novamente as torneiras monetárias, reduzindo as taxas, encerrando o aperto quantitativo, que permitirá ao Congresso a margem de manobra para financiar tanto a rolagem da dívida quanto os novos gastos de guerra em 2025-26.”

“A Europa quer a guerra com a Rússia, mas não quer combatê-la. Querem que os EUA o façam. Esse é o seu caminho para a vitória a longo prazo.

Estão todos mais do que dispostos a sacrificar não só a Ucrânia, mas também os EUA e todos os outros que puderem no processo”, continuou o analista financeiro.

No entanto, além da reacção dos republicanos da Câmara, as probabilidades da campanha de Biden não parecem boas à medida que as eleições de 2024 se aproximam, o que sugere que a equipa Biden não será capaz de continuar a sua onda de gastos.

Sem o financiamento “generoso” dos EUA, os acordos de segurança do Reino Unido e da Alemanha com a Ucrânia não funcionariam, segundo o observador.

Os países europeus simplesmente não conseguem suportar todo o fardo da acção militar, dado que a Alemanha está no caminho da recessão, com os preços permanecendo elevados e a desindustrialização arrastando a economia.

Por seu lado, o Reino Unido não está em melhor situação, com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a projetar que o país vai sofrer a taxa de inflação mais elevada entre as economias do G7 (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) em 2024 e 2025. Entretanto, a economia da zona euro está a lutar para recuperar o caminho certo.

“A Europa ainda age como se tivesse uma vantagem estrutural sobre os EUA economicamente, o que é uma ilusão”, explicou Luongo. “Eles só podem estar certos ao agir desta forma por duas razões.

Ou acreditam que a ‘solução está presente’ nos EUA, onde os seus simpatizantes no topo do sistema político dos EUA vão prevalecer no longo prazo, gastando todo o capital dos EUA — político, econômico, cultural — irreparável.”

“Ou estão simplesmente ‘fingindo até que consigam’ porque não têm outra estratégia senão esperar que os EUA implodam graças às forças políticas em conflito dentro da hierarquia dos EUA. A chave então é observar qual banco central corta primeiro as taxas — o Banco Central Europeu ou a Reserva Federal.

O primeiro a cortar perderá a credibilidade junto ao mercado de capitais, que apoia o outro”, observou. Nestas circunstâncias, parece que a Ucrânia não tem outra escolha senão apertar o cinto e enfrentar a situação.

Não tem meios suficientes para lutar e tem de reabastecer as suas tropas. A luta pelo poder em curso em Kiev indica que as elites ucranianas se encontram em apuros à medida que o dinheiro se esgota.

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