A Nunciatura Apostólica da Santa Sé em Angola anunciou, há instantes, a visita do Papa Leão XIV ao continente africano, com passagem confirmada por Angola, em data a ser divulgada oportunamente.
Segundo explicações do representante desta instituição, Dom Kryspin Dubiel, decorre, neste momento, a fase de preparação do programa.
“Neste momento estamos na fase de preparação do plano e do programa da visita do Papa Leão XIV à África. Ainda não temos detalhes sobre a data exata nem sobre o programa, mas tudo será comunicado assim que estiver definido”, afirmou.
Dom Kryspin Dubiel sublinhou que o anúncio se dirige não apenas aos fiéis da Igreja Católica, mas a todos os cidadãos angolanos, apelando à preparação para um acontecimento de grande relevância nacional e espiritual.
O responsável católico manifestou ainda a esperança de que a visita do Papa contribua para a redescoberta e valorização dos princípios que moldaram o povo angolano, permitindo que esses valores sejam partilhados com as diversas comunidades espalhadas pelo mundo.
Por sua vez, o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Imbamba, manifestou gratidão e alegria pelo anúncio da visita papal.
“Este é um momento de acção de graças. Como país que irá acolher o Santo Padre, resta-nos colocar-nos à disposição desta grande e nobre convocatória e trabalhar para que o nosso ilustre visitante se sinta verdadeiramente acolhido”, declarou.
Dom José Imbamba apelou ainda ao envolvimento de todos nas comissões que serão criadas para a preparação do evento, de modo a garantir o sucesso da visita.
Reiterou os agradecimentos ao Papa Leão XIV por ter aceite o convite e destacou a importância de criar condições para que a visita produza frutos duradouros.
“O Santo Padre é mensageiro da salvação, da paz e de Jesus Cristo. Esperamos que a sua passagem por Angola deixe sementes de bem, amor, concórdia, justiça e paz no coração do nosso povo”, concluiu.









