As autoridades nigerinas anunciaram a nacionalização da Liptako Mining Company (SML), empresa responsável pela exploração de ouro e detida em 80% pelo grupo australiano McKinel Resources Limited, noticiou a agência Anadolu
“O Presidente da República, Abdourahamane Tiani, assinou um decreto para a nacionalização da sociedade mineira Liptako Mining Company (SML) SA”, anunciou o governo num comunicado lido na televisão estatal.
“A SML SA detém duas licenças de exploração de ouro em grande escala, nomeadamente a licença Samira Libiri renovada em Novembro de 2019 para um período de 5 anos e a licença Bouloujounga”, acrescentou a mesma fonte, precisando que em Maio de 2019, “a Sociedade de Património de Minas do Níger (SOPAMIN) vendeu 80% das acções ao grupo Mckinel Ressources Limited, através de um acordo de transferência de acções”.
Segundo o governo nigerino, o grupo Mckinel Resources Limited “comprometeu-se a reabilitar a SML SA, mobilizando recursos financeiros significativos e cumprindo diversos compromissos operacionais, financeiros e sociais”. Infelizmente, lamentam as autoridades nigerinas, “seis anos após essa transferência de acções, foram constatadas graves violações das obrigações contratuais por parte do grupo Mckinel Resources Limited e uma situação económica alarmante na SML SA”.
Entre outras deficiências, Niamey salienta que um plano de investimento abrangente, “incluindo um programa indicativo de investimento de pelo menos 10 milhões de dólares (1 dólar equivale a 911,9 kwanzas), que deveria ter sido desenvolvido no prazo de três meses após a aquisição, nunca foi apresentado” pelo grupo Mckinel e que “a SML SA contraiu diversas dívidas fiscais com o Estado do Níger”.
Ao sublinhar que concedeu “todas as facilidades necessárias” para uma melhor retomada das actividades do grupo Mckinel, o governo nigerino indicou que a decisão de nacionalizar a SML SA visa “salvar esta companhia altamente estratégica” e inscrevese “na visão do Presidente da República de promover a apropriação integral pelo povo nigerino dos seus recursos naturais”.
A SML SA é a principal companhia mineira de ouro do Níger, que opera na região de LiptakoGourma, perto da fronteira com o Burkina Faso. Em Junho, o Níger havia já anunciado a nacionalização da Sociedade de Minas de Aïr (SOMAÏR), responsável pela exploração de urânio e detida em 63,40% pela operadora francesa Orano.
Desde que assumiram o poder em Julho de 2023, as novas autoridades nigerinas anunciaram a intenção de restaurar a soberania “plena” do Níger sobre os recursos naturais.