Milhares de fiéis reuniram-se desde as primeiras horas de domingo na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para rezar e prestar homenagem ao Papa Francisco, falecido na passada segunda-feira de Páscoa
O fluxo de fiéis continuou ininterrupto desde as 7h da manhã, quando a basílica papal, no coração de Roma, abriu as suas portas, mas muitos já estavam a fazer fila do lado de fora dos portões da igreja desde o início da madrugada.
Segundo fontes da Questura, em Roma, cerca de vinte mil pessoas tinham chegado à Basílica ao meio-dia, das quais treze mil já tinham entrado. Desde a abertura, realizaramse várias celebrações eucarísticas nas capelas laterais da basílica, com uma missa principal às 10 horas no altar central.
Devido à fila muito longa, os fiéis são convidados a fazer uma oração muito breve, com uma pausa de apenas alguns segundos, em frente ao túmulo do Papa Jorge Mario Bergoglio, junto ao ícone Salus populi romani.
Como é o túmulo do Papa Francisco O túmulo é simples, iluminado por uma luz quente, adornado apenas com uma reprodução da cruz que o falecido pontífice costumava levar ao peito.
No mármore claro está gravado apenas “Francisus”, o nome latino do Pontífice, e está colocada uma única rosa branca.
As visitas serão permitidas até cerca das 19 horas de domingo e retomadas nos dias seguintes, dias de luto oficial, após os quaisse realizará o Conclave para eleger o próximo chefe da Igreja Católica.
A data ainda não foi fixada, mas o Colégio dos Cardeais deve começar a funcionar até 10 de maio, de acordo com o direito canónico. Grande multidão homenageia o Papa no Vaticano Os fiéis também continuaram a afluir à Praça de São Pedro, no Vaticano, este domingo.
Segundo a sala de imprensa do Vaticano, cerca de duzentas mil pessoas estiveram presentes desde a Praça de São Pedro até à Via della Conciliazione, da Piazza Pia até à Piazza Risorgimento.
A missa solene foi presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, antigo Secretário de Estado e um dos favoritos para o próximo Conclave.
O acesso à praça foi bloqueado por volta das 10h30 devido ao facto de ter sido atingida a capacidade máxima.
Os fiéis que não puderam aceder à praça instalaram-se na Piazza Risorgimento e na Piazza Pia para seguir a missa a partir de ecrãs gigantes.