O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou oficialmente, esta segunda-feira, a sua demissão do cargo a que foi eleito há dois anos, considerando como positivo o período de trabalho que serviu para dar um novo rumo ao Partido Trabalhista.
Num discurso dirigido ao povo britânico, Starmer, que revelou que o seu sucessor será conhecido até ao final do verão, disse que assumir o cargo de primeiro-ministro foi dos maiores feitos da sua vida.
O primeiro-ministro considerou que os dois anos no comando político do Reino Unido tornaram-se o momento mais marcante e que mais orgulharam a sua vida.
“Todas as decisões que tomei foram para colocar o país que eu amo em primeiro lugar. É por isso que me vou demitir da liderança do Partido Trabalhista”, afirmou.
Keir Starmer afirmou que iria manter-se no cargo até que o processo para a sua substituição estivesse totalmente concluído, incluindo o processo de elição de um novo líder do partido.
“Vou solicitar ao Comité Executivo Nacional do Partido trabalhista que estabeleça um calendário, com o início das candidaturas a 9 de Julho e a sua conclusão antes das férias parlamentares de verão (16 de Julho)”, afirmou.








