O Presidentedos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que vai participar na cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em Outubro, na capital da Malásia, afirmou, ontem, o primeiro-ministro malaio, Anwar Ibrahim
“Tive a oportunidade de conversar com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele confirmou a sua participação na 47.ª cimeira da ASEAN em Outubro”, revelou o primeiroministro aos deputados malaios, acrescentando que um acordo sobre direitos aduaneiros com os Estados Unidos seria anunciado essa Sexta-feira, noticia o site Notícias ao Minuto.
A 47.ª cimeira da ASEAN, bloco regional que reúne 10 países e cuja presidência rotativa é assegurada este ano pela Malásia, está prevista para os dias 26 a 28 de Outubro, em Kuala Lumpur.
Além do Presidente norte-americano e dos Chefes de Estado dos países da ASEAN, também são esperados os líderes da China, Japão, Coreia do Sul e Índia.
O anúncio da presença de Trump segue-se a uma visita no início de Julho do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que sugeriu que o inquilino da Casa Branca poderia estar presente.
O anúncio também ocorre um dia depois de Trump ter anunciado que “provavelmente” não compareceria à cimeira do G20 na África do Sul, prevista para Novembro.
O primeiro-ministro da Malásia também anunciou, ontem, aos deputados que um acordo sobre direitos aduaneiros com os Estados Unidos, que ameaçaram impor uma taxa de 25%, seria anunciado esta Sexta-feira. “As tarifas serão anunciadas amanhã e rezamos, se Deus quiser, para que não pesem sobre a economia do nosso país”, declarou Anwar.