O conclave que deverá indicar o sucessor do Papa Francisco, falecido a 21 de Abril do corrente ano, terá início nesta quarta-feira, conforme anuncia o Vaticano.
A cerimônia será dirigida pelo cardeal Giovanni Battista Re, com a última missa pública dos cardeais antes de se reunirem a portas fechadas.
A referida missa terá lugar na Basílica de São Pedro, às 09:00 (hora de Angola) e será presidida pelo decano do Colégio de Cardeais, que já havia celebrado a missa exequial do Papa Francisco no dia 26 de Abril.
Na tarde de hoje, 133 cardeais eleitores vão recorrer à Casa Apostólica de Santa Marta, no interior do Vaticano.
Às 16:30, em procissão, estarão reunidos na Capela Sistina para o início fechado do conclave, fazendo a primeira votação.
Neste momento, já está definida a ordem de votação dos cardeais, que vai obedecer à precedência de cada um na hierarquia formal do Vaticano.
Assim sendo, os primeiros votantes serão o patriarca emérito de Lisboa, Manuel Clemente, seguindo-se António Américo Aguiar e Tolentino de Mendonça.
Para a sucessão de Francisco nesta votação, os concorrentes deverão obter 89 dos 133 votos do colégio eleitoral. Serão feitas quatro votações por dia a partir de quinta-feira, sendo duas no período da manhã e duas à tarde.
No final de cada conjunto de votações, os boletins serão queimados e serão adicionados produtos químicos para garantir que o fumo seja negro no caso de uma votação não conclusiva ou branco no caso de uma votação que eleja o 267.º líder da Igreja Católica e sucessor de São Pedro.