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BRF e Marfrig na vanguarda do comércio global de proteína animal

Eugênio Mateus por Eugênio Mateus
22 de Agosto, 2024
Em Mundo

Marfrig e BRF são termos que nada dizem a um leitor pouco informado acerca do que se trata. Se se pensar nos famosos hambúrgueres, pode estabelecer-se, com total confiança, uma relação profunda com a continuidade do serviço desse alimento pelo mundo, pois as duas empresas são as maiores fornecedoras de bifes para confeccionar este alimento muito apreciado no mundo

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Os números da produção das duas detentoras de marcas comerciais de proteína animal brasileira impressionam bastante, assumindo posição de liderança do mercado global, em determinados itens, como a produção de bife para hambúrgueres em que são líderes absolutos do mercado com uma disponibilização de 247 milhões toneladas anuais, assumindo a segunda posição na produção de bife comum.

Os dados do ranking mundial atribuem mais de 350 mil clientes, em todo o mundo, a quem entrega, aproximadamente, 10 por cento da sua produção de frangos. Tratando-se de diferenciar mercados específicos, Marfrig e BRF lideram as exportações de frango para o Médio Oriente e para o Japão.

Considerando o volume de negócio e a demanda do mercado, as duas empresas viram-se forçadas a expandir as capacidades para junto desses mercados de consumo, criando uma ampla capacidade logística e de distribuição nesses dois importantes mercados.

O quadro global de produção de multiproteínas coloca a Marfrig e a BRF em quatro continentes com escritórios de representação, de comércio, fábricas e centros de distribuição em países como EUA, China, Rússia, Reino, África do Sul, Argentina, Vietname, entre outros.

Para a compreensão do caminho que separa a produção na Fazenda até â mesa do consumidor é requerido entender que tudo se passa numa plataforma totalmente integrada globalmente, na qual são produzidos todos os insumos necessários à criação dos animais, com realce para a produção agrícola de suporte alimentar dos animais.

Assim, segundos dados disponibilizados pela Marfrig e BRF, as fazendas consomem 100 por cento do milho e da soja entregues directamente ao destinatário com os quais são produzidas mais de 9 mil toneladas de ração animal em 24 fábricas no Brasil.

A cadeia integra ainda aproximadamente 9500 produtores integrados, responsáveis pela criação dos animais, obedecendo ao programa de bem-estar animal da BRF.

Segue-se uma moderna plataforma estrategicamente localizada próximo das regiões maiores produtoras de grãos e mercados de consumo do Brasil, a que se junta 44 instalações industriais que produzem mais de 5 milhões de toneladas de alimentos ao redor do mundo.

Mensalmente, são feitas mais de 500 mil entregas combinadas com a exportação de cerca de 60 mil contentores de mercadorias para mais de 120 países, servindo mais de 350 milhões de clientes . As duas empresas têm cerca de 100 mil funcionários em todo o mundo.

Produtores integrados

Na cadeia de produção, os produtores integrados são responsáveis pela criação dos animais em obediência às normas do programa de bem-estar animal da BRF, em implementação desde 1960.

A responsabilidade da BRF passa por fornecer aos criadores os animais, alimentos, assistência técnica, transporte e todos os inputes necessários, acabando essas contribuições por impactar directamente na melhoria do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em diferentes regiões.

Papel da tecnologia

Para maximizar resultados e garantir qualidade do produto foram criados o aplicativo ‘AgroBRF’ que tem mais de 9 mil produtores agrícolas integrados no Brasil e na Turquia; a plataforma ‘NextBRF App’ com 100% dos extensionistas rurais conectados; o modelo preditivo ‘Mercadorias 4.0’ que se baseia em inteligência de mercado para a compra de grãos e o senso agrário que registou, em 2023, 102 fazendas e 53 produtores agrícolas integrados.

Capacidade de abate animal

Diariamente são abatidas 27 mil cabeças de gado bovino, 40 mil cabeças de suínos e 6 milhões de frangos, representando esta cifra, produzida pela BRF, 14 por cento da necessidade mundial. Já a Marfrig é o maior produtor mundial de carne para hambúrgueres.

Plataforma de sustentabilidade

A continuidade do negócio é garantida pela não exploração até à exaustão dos recursos disponíveis. Por isso, foram definidos procedimentos de controlo na origem, gestão da cadeia de suprimentos, assim como monitoramento e rastreabilidade, garantes de um agro-negócio de baixo carbono e eficiência operacional.

O estabelecimento de um protocolo global de bem-estar animal torna as duas empresas bem cotadas no ranking mundial, em conjunto com outras políticas não menos importantes que aportam bons resultados.

No quesito do controlo na origem e gestão da cadeia de abastecimento, BRF e Marfrig garantem 100 por cento de rastreio directo dos fornecedores de gado bovino; rastreio indirecto de 85 por cento dos criadores da Amazónia e 71 por cento dos fornecedores do Cerrado brasileiro.

No domínio do clima, assinalase a redução absoluta de 2,15 por cento das emissões de carbono (cerca de 2,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono); quanto ao bem-estar animal, 100 por cento dos matadouros brasileiros foram certificados,além de outros ganhos para a sustentabilidade.

Todas essas conquistas têm uma história que remonta ao ano de 1934, com a fundação da Perdigão e dez anos mais tarde surge no mercado a Sadia que cria várias marcas de produtos na década de 90 do século passado.

Desde então, o processo seguiu em frente com a fundação da Marfrig em 2000, passando pela criação da primeira fábrica do Médio Oriente, em 2013, seguindo a abertura do Centro de Inovaçao de Jundiaí, em São Paulo, em 2014.

Em 2017, ocorrreu a aquisição de operações na Turquia pela Branvit. Em sequência, o grupo adquiriu a fábrica de processamento da Dammam, na Arábia Saudita, há três anos. Logo, muitas marcas de produtos animais que povoam o mercado mundial têm DNA brasileiro.

 

Por: Eugénio Mateus
Enviado a São Paulo, Brasil

Eugênio Mateus

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