EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Ter, 23 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Após sobreviver a injecção letal, homem será executado com método polémico

Jornal Opais por Jornal Opais
24 de Janeiro, 2024
Em Mundo

A ONU já considerou que a asfixia com gás nitrogénio é “tortura”. Veterinários recusam usar técnica com a maioria dos animais

Poderão também interessar-lhe...

Donald Trump desmente visita do senador Flávio Bolsonaro à Casa Branca?

Presidente ucraniano acusa Rússia de “assassínios injustificados”

Número de mortes por Ébola sobe para 254 na República Democrática do Congo

Kenneth Smith, um homem de 58 anos, condenado a pena de morte no Alabama, EUA, será executado, na Quinta-feira, dia 25 de Janeiro, por um método inédito, depois de ter sobrevivido à injecção letal.

O criminoso, que matou uma mulher em Março de 1998 a mando do marido desta, será assim a primeira pessoa nos EUA a ser executada por inalação de nitrogénio, algo que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos comparou a tortura.

Em declarações ao The Guardian, Kenneth Smith, que foi transferido, ontem, para a “cela da morte” do Estabelecimento Prisional de Holman, no Alabama, admitiu que não consegue dormir por ter “pesadelos” com a execução.

“Eu sonho que eles vêm-me buscar”, revelou, acrescentando que está “absolutamente apavorado” e que está “ansioso” e “enjoado” desde que soube a data em que vão tentar executá-lo pela segunda vez.

Após a execução fracassada de Novembro de 2022, Kenneth foi diagnosticado com transtorno de stress pós-traumático. De dentro da cela para onde foi, ontem, despediu-se da mãe e do neto e fez a sua (suposta) última refeição.

Depois, na câmara da morte, passou quatro horas, enquanto os funcionários da prisão tentavam, sem sucesso, encontrar uma veia para lhe dar a injecção letal. Até de cabeça para baixo o meteram para encontrar um acesso intravenoso.

Quando as autoridades cancelaram a execução por não a conseguir realizar, conta o The Guardian, o corpo do norte-americano “já estava todo picado”.

Em toda a história dos EUA, apenas duas pessoas sobreviveram à injecção letal e Kenneth é um deles. Só que isso não o livrou da pena capital.

Agora, 14 meses depois da primeira tentativa, terá de passar por tudo novamente. Só que desta vez para ser executado por este método não testado, de inalação por nitrogénio, que nunca foi usado anteriormente nos EUA.

Mais. Recorda o The Guardian que a técnica foi até rejeitada, por motivos éticos, pelos veterinários norte-americanos na eutanásia da maioria dos animais, excepto porcos.

Ao jornal britânico, Kenneth admitiu que não está preparado “para isso”. “De jeito nenhum. Não estou pronto, irmão”, salientou, acrescentando que se uma vítima de abuso fosse forçada pelo agressor a regressar ao ambiente hostil que a traumatizou este seria visto como um “monstro”.

“Mas quando o Governo faz isso é outra coisa”, concluiu.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Donald Trump desmente visita do senador Flávio Bolsonaro à Casa Branca?

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

Várias publicações que circulam nas redes sociais indicam que o Presidente dos EUA gravou um vídeo a desmentir a visita...

Ler maisDetails

Presidente ucraniano acusa Rússia de “assassínios injustificados”

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, acusou esta Segunda-feira a Rússia de “novos assassínios injustificados” durante os mais recentes ataques da...

Ler maisDetails

Número de mortes por Ébola sobe para 254 na República Democrática do Congo

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O Governo da República Democrática do Congo (RDCongo) elevou o número de mortes devido ao vírus Ébola para 254, estando...

Ler maisDetails

Timor-Leste decreta sete dias de luto pela morte do ex-presidente “Lu Olo” Guterres

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

Timor-Leste declarou, ontem, uma semana de luto pela morte do ex-Presidente Francisco “Lu-Olo” Guterres. O líder de 71 anos exerceu...

Ler maisDetails

Portugal “esmaga” Uzbequistão no Mundial das Américas

23 de Junho, 2026

PGR formaliza acusação contra Higino Carneiro por peculato e branqueamento de capitais

23 de Junho, 2026

MINTTICS destaca percurso profissional de Manuel da Conceição

23 de Junho, 2026
Daniel Miguel

‎OMA contribui para alfabetização de mais de 200 mil pessoas nas últimas cinco décadas

23 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.