”Parece que já sabeis: faço hoje 70 anos. Dou graças ao Senhor, aos meus pais e agradeço a todos aqueles que se lembraram de mim na oração. Muito obrigado a todos”. Com estas palavras, o Papa Leão XIV, no final do Angelus, agradeceu aos fiéis que tinham chegado à Praça de São Pedro este domingo. Centenas de estandartes tremulavam na praça e o som dos aplausos juntava-se às bandas presentes que começavam a tocar para desejar felicidades ao Pontífice.
O Vaticano informou que o Papa recebeu saudações de todo o mundo. Foram também muitos os desenhos enviados ao Pontífice pelos jovens pacientes do Hospital Pediátrico Bambino Gesù de Roma, que se entregaram a diferentes cores na sala de jogos para desejar a Leão XIV um feliz aniversário.
As crianças expressaram o seu desejo de paz para todo o mundo. Num desenho, Leão é representado a dizer: “Não se preocupem, eu trato disto”, acenando com a bandeira da paz, entre uma pomba com um ramo de oliveira e a Basílica de São Pedro, pintada de branco e amarelo como a bandeira do Vaticano. Saudações ao Papa Leão por parte das autoridades internacionais.
O Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, foi um dos primeiros a desejar ao Papa um aniversário feliz e tranquilo, enviando uma mensagem em nome de todo o povo italiano.
“Desde o início do seu alto magistério, ele dirigiu a toda a comunidade internacional e às consciências individuais um forte apelo àquela “paz que desarma e desarma” que abre os corações. E recordou-nos, com Santo Agostinho, que “os tempos são nossos”.
Cabe a todos nós – e em particular aos que exercem cargos públicos – empenharmo-nos para que as circunstâncias melhorem, reabrindo horizontes de diálogo, de justiça e de proteção concreta da dignidade de cada pessoa”, escreveu Mattarella na sua mensagem ao Pontífice, recordando o apelo lançado pelo Papa aos jovens durante o Jubileu dos Jovens, em agosto passado, e durante a canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, no passado fim de semana