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Executivo investe 90 milhões de dólares na construção do Terminal Fluvial do Nóqui

Jornal Opais por Jornal Opais
2 de Novembro, 2023
Em Manchete
Tempo de Leitura: 2 mins de leitura
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Executivo investe 90 milhões de dólares na construção do Terminal Fluvial do Nóqui

O Executivo vai investir 90 milhões de dólares para a construção do Terminal Fluvial do Nóqui, na província do Zaire, no quadro do Plano de Desenvolvimento do Sector dos Transportes, de acordo com o Despacho Presidencial n.º 262/23 de 26 de Outubro

Através deste documento, citado no portal do Governo, é autorizada a despesa e formalizada a abertura do procedimento de contratação simplificada, pelo critério material, por razões de financiamento externo, para a adjudicação do contrato de empreitada.

O plano dos transportes define como prioridades a implementação dos programas de expansão do transporte público e de desenvolvimento e melhoria das infra-estruturas, permitindo o aumento de passageiros e cargas transportadas nos modais rodoviários, ferroviário, marítimo e aéreo, para que a deslocação de pessoas e bens não seja uma barreira ao progresso económico e social.

Segundo a Angop, o Despacho Presidencial autoriza, também, o Ministério das Finanças a pro- ceder à inscrição do projecto no Programa de Investimento Público (PIP) do OGE 2023 e a as- segurar os recursos financeiros necessários à sua implementação.

O Nóqui é um dos municípios da província do Zaire com uma extensão territorial de 5.572 quilómetros quadrados e faz fronteira, a Oeste, com a cidade de Matadi, na República Democrática do Congo. Actualmente, existem, em Luanda, os terminais do Porto de Luanda, do Capossoka, do Museu da Escravatura, e Mussulo, enquanto o Soyo (Zaire) e Cabinda possuem cada um terminal para carga e passageiros.

A operadora tem sob controlo quatro catamarãs com capacidades diferentes, designada- mente o “Cacuaco” e o “Luanda”, ambos com 242 lugares em classe económica e 72 em classe executiva (314 no total), bem como o “Panguila” e “Macoco”, os dois com 136 passageiros apenas na classe económica. De igual modo, o “Ferryboat Cabinda”, que, embora misto, é essencialmente de carga, com capacidade para 9 contentores de 20 “pés” e 9 viaturas ligeiras, bem como 60 passageiros sentados. A Sécil Marítima opera a rota Luanda/Cabinda/Soyo-Zaire/ Luanda e vice-versa.

A ligação comercial de catamarã entre Cabinda e o Zaire começou a ser operacionalizada em Abril, duas frequências semanais, às terças e sextas-feiras, com a embarcação “Cacongo”. Com efeito, os passageiros têm de desembolsar 15 mil kwanzas pelo bilhete, e cada tem o direito de 40 quilos de bagagem (em porão), para além de outros 8 kg em mãos, para uma viagem de aproximadamente duas horas e meia.

Menores dos 0 aos 2 anos de idade estão isentos de pagar para terem acesso à embarcação e à viagem de navio catamarã, com capacidade para 350 passageiros, sendo 200 no interior e 150 na parte externa. Já a ligação Luanda–Cabinda, através de catamarãs com duas viagens por semana, custa 20 mil kwanzas, e cada passageiro tem direito a 40 quilos por viagem, com a duração de 10 horas

 

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