O Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, informou que, no âmbito da realização do XVI Congresso da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), que Benguela acolhe de 02 a 04 de outubro próximo, estão previstas a participação de cerca de 200 congressistas, que vão representar os portos do Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Cabo Verde, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, bem como de Macau.
O responsável afirmou, ainda, que a essa altura todas as condições já estão criadas para que o evento se realize com o sucesso preconizado.
Subordinado ao lema “Portos da lusofonia: sustentabilidade, conectividade e economia azul2, o evento está a ser organizado pela Associação dos Portos de Angola (APANG), com o apoio institucional do Ministério dos Transportes de Angola.
O evento vai promover o debate em torno de três painéis distintos, nomeadamente sustentabilidade no coração da gestão portuária, conectividade e investimentos em infraestruturas e o papel dos portos na promoção da economia azul.