A TAAG apresentou, ontem, em Luanda, aos seus colaboradores, um Programa denominado “PALANCA ”, que visa responder os principais desafios da companhia no quadro de um Plano Estratégico de Transformação da TAAG 2025- 2029
De acordo com um comunicado a que este jornal teve acesso, o referido programa visa transformar e garantir a sustentabilidade, a eficiência e o crescimento futuro da companhia aérea nacional.
O documento refere que o Programa “PALANCA” foi concebido para responder de forma concreta aos desafios organizacionais, financeiros e operacionais que a empresa enfrenta, assegurando a sua consolidação como companhia aérea de referência em África e no mundo.
Durante o primeiro encontro entre os colaboradores, o Conselho de Administração da TAAG reforçou a importância de uma comunicação clara, transversal e contínua em todas as fases do processo de transformação, garantindo que todos os colaboradores compreendam o propósito e os objectivos do programa.
Conforme descrito no comunicado, a TAAG só poderá concretizar a sua visão e cumprir os seus valores com o envolvimento activo e consciente de todos os seus profissionais na implementação do Plano Estratégico de Transformação, sendo que este envolvimento exige responsabilização pelas funções e pelos resultados que cada um desempenha e entrega.
“O Programa PALANCA representa um ponto de viragem que vai permitir a companhia tornar-se mais eficiente e sustentável, com uma cultura de excelência e responsabilidade”, destacou o presidente do Conselho de Administração, Clovis Rosa, citado pela nota.
Inspirado na Palanca Negra Gigante, símbolo de resiliência, orgulho e identidade nacional, segundo o documento, o presente programa pretende reforçar a segurança operacional, assegurar a viabilidade financeira cortando custos e aumentando receitas, consolidar o posicionamento regional e internacional e promover o orgulho e o sentido de pertença entre os colaboradores.
Entre as prioridades imediatas do Programa PALANCA que a TAAG referiu estão a estabilização operacional, o cumprimento rigoroso dos padrões internacionais de segurança, a melhoria da rentabilidade e a modernização dos processos internos, com o apoio técnico da Lufthansa Consulting, parceira estratégica do projecto.
A TAAG reafirma o seu compromisso em servir Angola e o mundo com segurança, fiabilidade e inovação, consolidando o papel da companhia como motor do desenvolvimento nacional e embaixadora da excelência angolana no sector da aviação.









