O stock da dívida das empresas públicas Sonangol e TAAG registou, no primeiro trimestre deste ano, uma redução de 13% comparativamente ao período homólogo, ao atingir a cifra dos 1,98 biliões de kwanzas, equivalente a 2,17 mil milhões de dólares. Isso porque, no primeiro trimestre do ano passado, a mesma estava avaliada em 2,27 biliões de kwanzas, equivalente a 2,73 mil milhões de dólares
O Ministério das Finanças (MINFIN) revela, no Relatório de Execução Trimestral do Orçamento Geral do Estado, referente ao período de Janeiro a Março do corrente ano, que o valor acima mencionado representa também uma ligeira redução de cerca de 0,2% face ao IV Trimestre de 2024.
De acordo com o documento, ao qual o jornal OPAÍS teve acesso, até o dia 31 de Março de 2025, o stock da Dívida Governamental esteve situado em 57,12 biliões de kwanzas, equivalente a 62,64 mil milhões de dólares, sendo composto por 27% de dívida interna e 73% por dívida externa.
Dados estes que indicam o aumento em cerca de 4% comparativamente ao último trimestre do ano passado e 6% em relação ao período homólogo. O MINFIN esclarece que, deste modo, o stock da Dívida Pública, que engloba a Dívida Governamental (97%) e a Dívida das Empresas Públicas (3%), situou-se em torno de 59,10 biliões de kwanzas, o equivalente a 64,80 mil milhões de dólares.
“O stock da Dívida Pública Externa por credor, que totalizava 43,68 biliões de kwanzas, equivalente a 47,90 mil milhões de dólares. Faz-se notar que o stock por credor externo inclui a Dívida Externa e a dívida das empresas Sonangol e TAAG”, diz. Acrescenta de seguida que “o stock da Dívida Pública Interna por credor cujo valor total foi de 15,42 biliões de kwanzas, equivalente a 16,91 mil milhões de dólares”.